De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Henrique Meira
Data de Publicação: 31 de agosto de 2012
É de conhecimento de todos, ou quase, a conveniente ferramenta "Imprimir para arquivo", que você aciona ao abrir a janela de impressão no Linux. No meu caso, Ubuntu.
Mas e quanto aos programas que enviam relatórios para impressão diretamente para a impressora, ou aplicativos que não utilizam a janela de seleção de impressoras do sistema operacional?
Para isto pode-se utilizar o cups-pdf. Este pacote irá instalar uma impressora em seu computador e esta passará a ser listada como uma impressora física. Muito conveniente (e ecológico) para a necessidade de impressão direta onde não deseja-se imprimir em papel, deixando algumas árvores extras para nossos netos.
A instalação em distros Debian-like, segue o padrão:
sudo apt-get install cups-pdf
Mas não deverá ter problemas em encontrar este pacote para outros sabores de linux.
Informação adicional: as impressões (arquivos PDF) são gravadas por padrão em uma pasta chamada PDF, na home do usuário (~/PDF).
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários