De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rafael Henrique da Silva Correia
Data de Publicação: 30 de agosto de 2012
Como qualquer bom geek/nerd eu gosto de ler muitas coisas ao mesmo tempo, e eu estava com um grande problema para realizar está "prática". Quando eu abria mais de 5 ou 6 abas no navegador Chromium ele ficava muito, muito lento. A troca entre abas ficava terrível, e para abrir uma nova aba também era triste.
O curioso é que eu uso dois notebooks constantemente com hardwares diferentes:
No Dell Latitude este problema ocorre e no Dell Vostro nunca tive problemas. Pelo que andei "googlando" percebi que o Chrome/Chromium tem uma briguinha com a biblioteca libcairo2 quando você utiliza placas gráficas Nvidia (não deixem de ver a entrevista do Linus Torvalds sobre a Nvidia, você vai entender o que eu estou falando). Bom a solução eu encontrei em um blog ... ...foi fazer um downgrade da biblioteca libcairo2. A biblioteca do meu sistema é a 1.12.2-2 e no blog é recomendado baixar a libcairo2_1.10.2-7 diretamente do backports do Debian. Porém ai sempre vem a pergunta "cara quando eu fizer downgrade um monte de coisas vai parar de funcionar?", a resposta é "sim", porém você não vai instalar esta biblioteca que você baixar mas sim colocá-la diretamente na pasta onde ficam as bibliotecas do Chromium/Chrome, para que somente ele "enxergue" esta biblioteca. Bom então chega de papo, mãos a obra:
Baixe a biblioteca de acordo com a sua arquitetura:
http://packages.debian.org/squeeze-backports/libcairo2
Depois descompacte o .deb em algum canto:
# mkdir algumcanto # dpkg -x libcairo2_1.10.2-XXXXX.deb algumcanto
(eu recomendo que algum canto seja algo do tipo /usr/local/src/libcairo2)
Agora vamos linkar estas bibliotecas .so
diretamente na pasta do
Chrome/Chromium:
No Chrome:
# ln -s algumcanto/usr/lib/libcairo.so.* /opt/google/chrome/
No Chromium:
# ln -s algumcanto/usr/lib/libcairo.so.* /usr/lib/chromium/
Feito isso reinicie seu browser e abra várias abas para testar, o meu ficou muito, muito rápido em relação a antes!
Observação:
Para quem usa placas Nvidia já deve ter lido algo sobre isso:
# nvidia-settings -a InitialPixmapPlacement=0
Eu testei, realmente a velocidade do browser fica boa, o problema é que o resto do sistema fica um lixo, eu uso muito o Gedit para trabalhar, e até ele ficou com a rolagem vertical muito ruim, pelo que li no blog do meu amigo .. entendi que quando este comando é executado 20% do CPU fica dedicado ao Xorg, e rodando o comando pude perceber que deve ser isso mesmo.
Eu não recomendo usar este comando, a minha máquina ficou muito ruim após a sua execução.
Espero que esta dica possa ajudá-los.
Rafael é bacharel em Ciência da computação pela Universidade de Sorocaba, apaixonado por Software livre e também colaborador ativo dentro da comunidade, mantêm o seu blog no endereço http://abraseucodigo.com.br e busca sempre compartilhar conhecimento com as outras pessoas.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários