De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Mudando o Firmware do Android com Softwares Livres

Colaboração: Paulo Kretcheu

Data de Publicação: 02 de julho de 2012

Esse artigo / tutorial eu escrevo repleto de felicidade, pois consegui fazer algo que me encaminhava a pensar ser impossível, pois as pessoas que conheço me diziam que não tinha como fazer.

A estória é a seguinte:

Eu tenho, há quase um ano um Galaxy SII, antes mesmo de comprá-lo já tinha ouvido falar que ele e outros aparelhos com Android podem ter seus firmwares ou sistema operacional trocados.

Há alguns meses eu soube que a Samsung iria atualizar a versão do Android para o ICS (Ice Cream Sandwich) compatível com meu aparelho. Há um mês alguns amigos, que tem o mesmo aparelho, diziam que já dava para atualizar. Outros amigos com outros aparelhos já estavam usando versões customizadas do Android e todos muito satisfeitos com o resultado.

Mas . tinha um problema . um problema muito sério.

Eu não tenho Windows, não uso esse sistema há pelo menos 11 anos e não pretendo usar nunca mais!

Para mim é inaceitável ter que arrumar alguém que pudesse me emprestar uma máquina com esse sistema para eu poder trocar o sistema do meu celular. Alguns diziam: roda um ai virtualizado, outros, usa a máquina do fulano, do meu pai, etc.

A operadora TIM lançou também a atualização oficial do sistema deles, mas o software para fazer a atualização só é feito para rodar no Windows.

Bem, hoje eu recebi um SMS da TIM dizendo que estava disponível a atualização, bastava eu acessar o site deles. Eu fui lá e continuava quase do mesmo modo, a atualização poderia ser feita de 2 modos, usando um programa ou fazer direto pelo aparelho usando a rede wifi ou 3G.

Como realmente, para mim, usar o windows estava fora de cogitação, comecei a pensar em outras soluções. Uma era tentar rodar um programa chamado Odin, que embora tenha sido feito apenas para windows, talvez fosse possível rodá-lo com o Wine. Outra era fazer a atualização oficial da TIM pela rede, mas daí eu não poderia usar uma versão customizada.

Eu estava quase desistindo, o que custaria muito para minha reputação, alguns amigos certamente acabariam por me apontar o dedo: usou o windows!!!

Enquanto eu e meu amigo Madruga procurávamos por alguma solução, finalmente encontramos, ele achou um programa que além de ser livre rodava no meu GNU com Linux

Não só foi possível como alias foi fácil!

Relato aqui os passos para que qualquer um possa fazer o mesmo e trocar o sistema do seu celular para qualquer versão customizada, usando o GNU com Linux e softwares livres.

O programa que usei foi o Heimdall, é livre sob a licença MIT. Veja no site a versão binária para seu sistema ou baixe o código fonte e compile você mesmo.

http://www.glassechidna.com.au/products/heimdall/

Como uso Debian peguei o pacote deb. no meu netbook que é 32bits.

Baixei o arquivo:

https://github.com/downloads/Benjamin-Dobell/Heimdall/heimdall_1.3.0_i386.deb

rodei como root:

  dpkg -i heimdall_1.3.2_i386.deb

Tem um front-end gráfico também, mas não foi necessário usar. Se quiser basta baixar o arquivo:

https://github.com/downloads/Benjamin-Dobell/Heimdall/heimdall-frontend_1.3.0_i386.deb

rodar como root:

  dpkg -i heimdall-frontend_1.3.2_i386.deb

e instalar os pacotes: libqt4-core e libqt4-gui, rodando como root:

  aptitude install libqt4-core libqt4-gui

Pacote Heimdall instalado, vamos aos procedimentos para a atualização do firmware do celular. O método que usei é preciso estar com o cabo de dados e ter um cartão de memória.

As etapas:

  1. Backup.
  2. Baixar a customização.
  3. Baixar as aplicações do Google.
  4. Copiar os arquivos baixados.
  5. Baixar um kernel.
  6. Colocar o celular em modo download e rodar o Heimdall.
  7. Reiniciar o celular no bootloader.
  8. Escolher o arquivo do firmware customizado.
  9. Escolher o arquivo das aplicações do google.
  10. Reiniciar o celular com seu sistema novo.

1. Backup

Faça o backup de seus arquivos pessoais que não quer perder. Se quiser também pode anotar as posições dos ícones das suas aplicações preferidas, eu não fiz isso, mas tudo bem, realinhei tudo de novo.

2. Baixe sua customização.

Baixe a sua customização de Android desejada, eu baixei o Cyanogen 9 para o Galaxy SII acessando:

http://www.cyanogenmod.com/devices/samsung-galaxy-s2

Se quiser também usar o Cyanogen vá ao site: http://www.cyanogenmod.com/ clique em get CyanoGen e escolha seu modelo de aparelho.

É preciso escolher também a versão do Cyanogen, tem uma chamada Stable que usa o Cyanogen 7, uma experimental e uma Nigthly que é compilada, como o nome em inglês diz, toda noite.

Como desgraça pouca é bobagem eu escolhi o o Nigthly .

Baixei o arquivo:

http://download.cyanogenmod.com/get/jenkins/3533/cm-9-20120627-NIGHTLY-galaxys2.zip

Recomendo que visite o site e faça a sua escolha.

3. Aplicações do Google.

Se quiser usar as aplicações do Google e sincronizar tudo é preciso baixar também um arquivo com essas aplicações.

Baixe o arquivo:

http://goo.im/gapps/gapps-ics-20120317-signed.zip

4. Copiar os arquivos baixados.

Eu não sei se tem outro modo, mas usei um cartão de memória, liguei o cabo de dados do meu aparelho ao meu netbook e copiei para lá os arquivos que baixei:

  cm-9-20120627-NIGHTLY-galaxys2.zip
  gapps-ics-20120317-signed.zip

5. Baixar um kernel.

O processo vai começar enviando um novo kernel para o celular, eu peguei no site:

http://www.gokhanmoral.com/gm/2012/04/03/siyahkernel-v3-0rc3/

baixe o arquivo:

http://gokhanmoral.desean.net/siyahkernel/v3.0/Siyah-v3.0rc3-CWM.zip

Descompacte o arquivo baixado, rodando:

  unzip Siyah-v3.0rc3-CWM.zip

6. Colocar o celular em modo download e rodar o Heimdall.

Pode depender do modelo do aparelho, verifique como é no seu. No Galaxy SII para colocá-lo em modo de download pressione simultaneamente por alguns segundos os botões: home , baixar volume e desligar.

Quando der certo verá na tela do seu celular que ele está no modo download.

Ainda com o cabo de dados do seu celular numa porta usb da sua máquina. Rode como root a partir do diretório onde abriu o zip o comando:

  heimdall flash  kernel zImage

A partir daqui, quem já fez usando outros programas vai ver que os procedimentos são os mesmos.

7. Reiniciar o celular no bootloader.

Mais uma vez pode depender do aparelho, verifique como é no seu. No Galaxy SII para ter acesso ao bootloader pressione simultaneamente por alguns segundos os botões: home , aumentar volume e desligar.

Irá aparecer uma tela chamada: CWM-based recovery, ela funciona assim: Usando os botões aumentar e diminuir volume navegue pelas opções do menu, para selecionar aperte o botão desligar.

8. Escolher o arquivo do firmware customizado.

Vá até a opção: Install Zip from sdcard pressione desligar. Navegue pelos arquivos e escolha cm-9-20120627-NIGHTLY-galaxys2.zip

9. Escolher o arquivo das aplicações do google.

Vá até a opção: Install Zip from sdcard pressione desligar. Navegue pelos arquivos e escolha gapps-ics-20120317-signed.zip

Vá até a opção: wipe data / factory reset pressione desligar.

10. Reiniciar o celular com seu sistema novo.

Pronto! Feliz!?

Eu fiquei muito, agora é o trabalho para deixar o celular do jeito que achar melhor. Quanto iniciei o sistema e coloquei os dados da minha conta do Google e configurei a rede wi-fi, as aplicações os contatos etc, foram sincronizados.

Bem é isso. Por enquanto minha experiência foi bastante positiva. Se tiver sucesso ou algum problema, comente aqui para que a gente vá aprimorando.

[] s kretcheu

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Paulo Kretcheu