De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 14 de junho de 2012
No site da empresa Gibson Research, podemos encontrar um texto muito interessante sobre segurança de senhas.
Decida, qual das duas senhas abaixo é mais segura?
D0g.....................
ou
PrXyc.N(n4k77#L!eVdAfp9
Intuitivamente, certamente escolhemos a segunda. Mas sentimos no ar o cheiro de uma pegadinha, e realmente é uma pegadinha. Segundo o site, a primeira senha é muito mais segura.
Traduzindo livremente o que está no site:
Apesar do fato de que a primeira senha é muito mais fácil de usar e de lembrar, ela é também a mais forte das duas! De fato, como ela possui um caractere a mais do que a segunda, possui caracteres em caixa alta e baixa, um número e caracteres especiais, esta senha iria demandar de um atacante 95 vezes mais tempo para ser quebrada do que a segunda senha que é impossível de ser lembrada.
ENTROPIA: Se você possui facilidade para matemática, ou se possui algum conhecimento e treinamento em segurança, você pode ter conhecimento da idéia de entropia, ou aleatoriedade e imprevisibilidade de dados. Se for o caso, você terá notado que a primeira senha é mais forte mas possui muito menos entropia do que a segunda senha (mais fraca). Virtualmente todo mundo sempre acreditou ou ouviu dizer que senhas derivam sua força do fato de possuirem entropia alta. Mas como podemos ver agora, quando a única alternativa possível de ataque é a adivinhação, esta crença antiga .... não ... é ... correta.
Mas algo como "D0g" não estaria em um dicionário, mesmo que o "o" seja um zero?
Certamente, estaria. Mas isto não importa, porque o atacante está totalmente cego à forma como a sua senha se parece. A velha expressão Perto só tem sentido no caso de ferradura de cavalos e granadas de mão. A única coisa que um atacante pode saber é se a senha é um casamento exato . . . ou não. O atacante não sabe qual o tamanho da senha, ou qualquer coisa acerca de sua provável aparencia. Então, depois de exaurir todas as listas possíveis de adivinhação de senhas, bancos de dados e dicionários, o atacante não tem nenhuma outra opção a não ser desistir e seguir em frente para outra pessoa, ou então começar a adivinhar todas as senhas possíveis.
E aqui está a principal sacada desta página, Acolchoamento de Senha:
Uma vez que uma busca exaustiva por senhas começe,
o fator mais importante é o tamanho da senha!
Nesta mesma página encontram-se diversas outras informações interessantes sobre como calcular o tempo que uma senha levaria para ser adivinhada e vários outros pontos interessantes.
Esta dica foi uma recomendação do Fábio Mengue, a quem agradeço pela indicação.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários