De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Pesquisando por comandos no histórico do bash

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de junho de 2012

A shell bash é a shell padrão em sistemas baseados no Debian Gnu/Linux e sistemas derivados, como Ubuntu, Linux Mint, e vários outros.

É sempre conveniente manter um histórico de comandos grande, para evitar a redigitação de comandos complexos, longos e por vezes difíceis de relembrar.

Para isto, vale a pena definir nos arquivos de inicialização da shell, a variável HISTFILESIZE e HISTSIZE que definem o tamanho em linhas do arquivo .bash_history.

Estas variáveis são definidas no arquivo .bashrc:

  export HISTSIZE=10000 HISTFILESIZE=10000  

No exemplo acima, são salvos os últimos 10.000 comandos. Meio exagerado, mas pode ser útil um dia.

Para pesquisar neste histórico podemos usar as setas de navegação para cima e para baixo, mas caso os comandos que quisermos executar não estejam no passado mais recente, podemos usar a busca reversa.

Para isto, digitamos <CTRL>+r:

  (reverse-i-search)`':   

E em seguida digitamos partes do comando que desejamos recuperar. No meu histórico de comandos, ao digitar deb, tenho o seguinte comando:

  (reverse-i-search)`deb': sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_i386.deb  

O trecho digitado é deb e podemos ver este trecho antes do caractere ":".

Podemos então, simplesmente digitar <ENTER> ou então pressionar a seta à esquerda ou direita para editar o comando segundo nossa conveniência.

Referências

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida