De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Paulo S. Lima
Data de Publicação: 10 de abril de 2012
Trabalho numa empresa onde o setor de TI tem algum tipo de paranóia com acessos externos. Com isso, as únicas portas liberadas para acesso externo pelos funcionários são a 80 (http) e a 443 (https).
Hoje precisei acessar o servidor da comunidade para manutenção e não conseguia porque o ssh estava bloqueado. Pesquisei, então, algumas alternativas e encontrei uma que caiu como uma luva. Talvez sirva para outros, por isso, segue o passo a passo para quem tem uma estação Debian/Ubuntu e um usuário de proxy http/https válido.
Instale os pacotes vidalia e tor, disponíveis nos repositórios. Configure o vidalia para autenticar no proxy http.
Instale o pacote proxychains, também disponível nos repositórios.
Pronto! Basta digitar o comando
proxychains ssh usuario@servidor.externo
que o aplicativo forçará o ssh a passar pelo proxy tor, antes de passar pelo proxy padrão da rede. A conexão fica um pouco lenta, mas já é o suficiente para resolver pequenas emergências.
Artigo publicado originalmente no portal Escritório Livre
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários