De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Comparação das informações entre servidores DNS primários e secundários

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de fevereiro de 2012

Em algumas circunstâncias, é possível que servidores DNS primários e secundários percam o sincronismo de suas informações. Como as alterações são sempre feitas no servidor DNS primário, se o servidor secundário não estiver fazendo o sincronismo corretamente, podemos nos encontrar naquela situação em que o problema parece insolúvel e ficamos dando voltas o tempo inteiro, sem chegar a uma conclusão. Como para efeitos de consulta, tanto o servidor primário quanto secundário são equivalentes, se algum servidor de nomes obtiver a informação com um servidor que esteja com informações incorretas, podemos ter sérios problemas, especialmente quando da mudança de algum serviço.

Então, quando tiver algum problema de DNS, daqueles que você acha que fez tudo certo, emita, antes de tudo, o seguinte comando:

  host -C aprendendoingles.com.br
  Nameserver ns2.dicas-l.com.br:
     aprendendoingles.com.br has SOA record www.linuxweb.com.br. postmaster.linuxweb.com.br. 120705 86400 86400 2419200 43200
  Nameserver ns1.dicas-l.com.br:
     aprendendoingles.com.br has SOA record www.linuxweb.com.br. postmaster.linuxweb.com.br. 120705 86400 86400 2419200 43200

Este comando compara as informações do registro SOA (Start of Authority) nos dois servidores identificados como oficiais para o domínio em questão. É muito importante que estas informações sejam idênticas.

Preste especial atenção no número 120705. Este número indica a versão do mapa com as informações do domínio aprendendoingles.com.br. Se estes números forem diferentes, a raiz do seu problema pode estar aí. O primeiro passo então é identificar a razão pela qual as versões dos mapas são diferentes.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida