De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Bruno Rocha da Silva
Data de Publicação: 15 de novembro de 2011
É extremamente importante que os Servidores de uma organização sejam devidamente monitorados, isso pode prevenir falhas e algumas dores de cabeça para os Administradores da Rede.
Para esse fim, iremos utilizar uma das maiores e melhores ferramentas de monitoração do mundo Open Source, o Nagios, que na data de criação desse artigo está na versão 3.2.3, junto com seu pacote de Plugins que até então está na versão 1.4.15.
Chega de delongas, e vamos partir para o que interessa!
Bom, vou partir do princípio que o Debian Squeeze já esteja devidamente instalado, atualizado e com todos os procedimentos de Hardening configurados.
Crie o usuário nagios e defina uma senha para o mesmo:
# useradd -m nagios # passwd nagios
Antes de começarmos a compilação, é necessário instalar alguns pacotes e resolver algumas dependências. Irei utilizar o aptitude para esse fim:
# aptitude install lsb-release build-essential apache2 apache2-mpm-prefork php5 php-pear php5-ldap php5-snmp php5-gd rrdtool librrds-perl libconfig-inifiles-perl libcrypt-des-perl libdigest-hmac-perl libdigest-sha1-perl libgd-gd2-perl snmp snmpd libnet-snmp-perl libsnmp-perl libgd2-xpm libgd2-xpm-dev libpng12-dev php-html-template-it
Se tudo ocorreu bem, iremos fazer download do Nagios na versão 3.2.3:
# cd /usr/src # wget http://sourceforge.net/projects/nagios/files/nagios-3.x/nagios-3.2.3/nagios-3.2.3.tar.gz # tar -zxvf nagios-3.2.3.tar.gz # cd nagios-3.2.3 # ./configure
Se tudo ocorreu bem, vamos prosseguir com a compilação (caso contrário, verifique se todas as dependências estão satisfeitas):
# make all # make install
Vamos gerar o script de inicialização:
# make install-init
Gerar as permissões de acesso:
# make install-commandmode
Gerar os arquivos de configuração:
# make install-config
Ainda não está tudo pronto.... :P
Ainda no diretório /usr/src/nagios-3.2.3, é necessário dar suporte a interface Web do Nagios, e logo, criar o usuário padrão de acesso ao mesmo.
# make install-webconf # htpasswd -c /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users nagiosadmin New password: Re-type new password:
Agora iremos baixar e compilar o pacote de Plugins do Nagios, que na data de criação deste artigo, o mesmo se encontra na versão 1.4.15:
# wget http://sourceforge.net/projects/nagiosplug/files/nagiosplug/1.4.15/nagios-plugins-1.4.15.tar.gz # cd /usr/src/nagios-plugins-1.4.15
Inicie o processo de compilação padrão:
# ./configure # make # make install
Bom, com tudo compilado, basta apenas criar os links de inicialização do Nagios:
# insserv -v nagios
Agora basta dar um restart no nagios e no apache:
# /etc/init.d/nagios restart # /etc/init.d/apache restart
Pronto, seu nagios está funcionando no Debian Squeeze, bastando apenas acessar pelo navegador:
http://localhost/nagios
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários