De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Lançamento do Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA

Colaboração: Software Público

Data de Publicação: 05 de abril de 2011

Nesta segunda o Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA foi disponibilizado no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa Solis.

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784

O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.

O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

RESUMO do GNUTECA

  1. Público-alvo e principais usuários: bibliotecários, órgãos do governo, gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia

  2. Características Técnicas: Framework Miolo, Banco PostgreSQL, PHP, Apache, respeito ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.

  3. Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.

CyanCD e CyanZine 11.3 - Technomyrmex Ilgi

Fonte: Notícias Linux

Lançado hoje o CyanCD 11.3 (coletânea de softwares livres para Windows em um CD), que traz uma série de atualizações, incluindo o Firefox 4, o BrOffice 3.3.2 e a inclusão do FBReader e do Avidemux. O Puppy Linux foi substituído pelo MacPup, que utiliza o Enlightenment e já vem com o Firefox 4. Isso quer dizer que ao iniciar o computador com o CyanCD 11.3 no drive, você entra em um ambiente GNU/Linux bastante agradável e com uma série de aplicativos à disposição. Também foi lançada a primeira edição do CyanZine, revista digital que passa a acompanhar cada nova edição do CyanCD, reunindo artigos sobre Software Livre, Cultura, Filosofia e Política. Uma ótima opção para quem procura uma "lembrancinha" para distribuir no FLISOL. ;-)

Postada por: Cárlisson Galdino (Bardo), bardo AT carlissongaldino.com.br

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1301762869.html#comentarios

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Software Público