De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Antonio M. Moreiras
Data de Publicação: 16 de março de 2011
Manter os dispositivos nas redes e na Internet com a hora certa é muito importante. Isso vale para servidores, roteadores e desktops! Muitas aplicações dependem disso para funcionar bem. Incidentes de segurança e até cybercrimes só podem ser investigados se os logs dos dispositivos envolvidos estiverem em sincronismo.
A hora certa é padronizada em todo o mundo, através do Tempo Universal Coordenado, mais conhecido pela sigla em inglês: UTC. Grosso modo, esse tempo é uma média ponderada de centenas de relógios de césio e masers espalhados por laboratórios metrológicos em todo o mundo. No Brasil essa função cabe ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. O ON cuida de vários relógios atômicos, que definem a Hora Legal Brasileira, que por sua vez ajuda a definir o próprio UTC.
Por um acordo entre o ON e o NIC.br, na Internet, a hora certa é distribuída gratuitamente por meio do projeto NTP.br (www.ntp.br).
Se quiser saber, de forma muito simples, se seu computador já está sincronizado, basta acessar a página www.ntp.br. Um relógio-testador, em javascript, verificará se seu relógio local está correto ou não. (Mas fique atento, porque com esse método a precisão é baixa, de 1 ou 2s)
Usando o protocolo NTP e os servidores a seguir, você pode manter seu micro, roteador ou servidor continuamente sincronizado, com exatidão na casa dos milisegundos:
Para isso, o ideal é utilizar o daemon ntpd, que está disponível para praticamente todos os sistemas operacionais e equipamentos, incluindo linux, freebsd, openbsd, windows, macos, cisco, juniper, mikrotic, etc. O daemon ntpd mantém o relógio sempre certo, com ajustes continuos e graduais. Uma vez configurado, você não precisará mais preocupar-se com o assunto.
http://www.meinberg.de/english/sw/ntp.htm
# apt-get install ntp (ubuntu, debian) ou # yum install ntp (redhat, fedora) ou # emerge ntp (gentoo) ou FreeBSD ou OpenBSD: # cd /usr/ports/net/ntp # make install MacOS: vem instalado por padrão. Fontes: http://www.ntp.org/downloads.html # ./configure # make # make install
Configuração mínima recomendada (/etc/ntp.conf
ou C:\Program Files\NTP\etc\ntp.conf
):
server a.st1.ntp.br iburst server b.st1.ntp.br iburst server c.st1.ntp.br iburst server d.st1.ntp.br iburst server a.ntp.br iburst server b.ntp.br iburst server c.ntp.br iburst server gps.ntp.br iburst restrict default kod notrap nomodify nopeer restrict -6 default kod notrap nomodify nopeer
Se quiser instruções detalhadas sobre o funcionamento e como configurar o NTP, e nunca mais preocupar-se com a hora errada em seus emails, ou no log dos seus servidores, basta acessar o site: www.ntp.br.
Antonio M. Moreiras trabalha no NIC.br e é responsável pelo NTP.br
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários