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Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria
Data de Publicação: 16 de novembro de 2010
Veremos neste documento como desenvolver aplicativos para os dispositivos da APPLE (iPhone, iPod Touch e iPad) sem a necessidade de obter o conjunto super proprietário (Mac OS X, Xcode e MacBook). Muitas pessoas inclusive instrutores de programação para o iPhone diziam ser impossível criar aplicações em ambientes não Mac. Mais impossível ainda com ferramentas de código aberto.
Embora seja um desenvolvedor Android, questionamento surgiram, pois já instalaram o Android no iPhone..., o processador do iPad A4 é baseado no Cortex-A8 que no fundo pertence a arquitetura ARM. No site UBM TechInsights podemos obter o RAIO-X na CPU do processado A4 e perceber "a semelhança total" com o núcleo do Samsung S5PC110A01. Então é fácil concluir que o processador do iPad A4 = ARM Cortx A8 (45 nm) = ARM.
Foi assim que comecei a minha jornada para a compilação cruzada de aplicativos escrito em C/C++ e Obj-C para os dispositivos da APPLE.
Aproveito este artigo para divulgar um appliance Linux baseado no openSUSE que criei para os interessados no desenvolvimento de software para o iPhone utilizando ferramentas open-source e não tem tempo para ficar resolvendo e compilando dependência, como também compatibilidade do mesmo com o seu sistema atual. Este projeto chama-se LiMobile, esta iniciativa nasceu das minhas pesquisas, como também da necessidade de carregar um live CD ou um pendrive com um sistema composto de todo SDK open souce para dispositivos portáteis APPLE.
A mágica para chegar ao resultado final está na pesquisa e no agrupamentos de muitas ferramentas de código aberto, mas em especial vale a pena mencionar o llvm-gcc e o iphonedevonlinux.
O LLVM, Low Level Virtual Machine, é uma infraestrutura de compilação, seguinte (LATTNER, C, 2006), proporciona componentes modulares e reaproveitáveis para construção de compiladores, assim, reduzindo o tempo e custo para construir um compilador particular. O llvm-gcc. Ele é uma versão do gcc que compila programas C/ObjC em objetos nativos, bitcode LLVM (binário), ou em linguagem assembly LLVM (texto) (LLVM TEAM, 2009).
O pacote iphonedevonlinux não passa de um script que faz o download e processa todos os códigos fontes possíveis e imagináveis para compilar o compilador arm-darwin-gcc. A principal vantagem do LiMobile, além de possuir os pacotes com a versão são exata, dispensa horas de download durante a compilação, sendo assim, é efetuado o download apenas dos pacotes proprietários para não violar os licenciamentos da APPLE.
Abaixo um screenshot do boot da imagem do projet LiMobile.
Começaremos pela parte proprietária. O arquivo do firmware e SDK 3 do iphone (iPhone1,2_3.0_7A341_Restore.ipsw
e iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.dmg)
são imprescindíveis e serão obtidos por conta própria no site da APPLE ou em FTPs públicos espalhados pela internet (megaupload, rapidshare entre outros). É uma pena, pois se o licenciamento permitisse, a imagem do LiMobile traria consigo já todos os arquivos instalado pronto para compilação.
O aparelho precisa estar desbloqueado com o jailbreak, cydia, openssh, afc2add e MobileTerminal (opcional). Não vou entrar em detalhes com relação ao desbloqueio do mesmo para não fugir do escopo principal deste documento.
A lista abaixo de dependências básicas foi o que motivou a criar o LiMobile, não quero passar por esta saga novamente:
Primeiramente, baixe o script toolchain.sh do projeto iphonedevonlinux:
$ svn checkout http://iphonedevonlinux.googlecode.com/svn/branches/3.0/ ./
Na sua pasta home crie as pastas Projects/iphone/toolchain/files/firmware
e copie o arquivo do firmware e SDK nas pastas conforme o exemplo abaixo.
$ mkdir -p ~/ Projects/iphone/toolchain/files/firmware $ cp iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.dmg ~/ Projects/iphone/toolchain/files $ cp iPhone1,2_3.0_7A341_Restore ~/Projects/iphone/toolchain/files/firmware
Para iniciar os downloads, compilação e toda magia-negra automatizada, execute o script toolchain.sh:
$ ./toolchain.sh all
O script efetuará o download e compilará alguns pacote como:
Durante a execução, o código fonte do dmg2img será copilado para posterior utilização no pacote SDK do iPhone.
Trying to mount the iPhone SDK dmg... dmg2img v1.6.1 is derived from dmg2iso by vu1tur (to@vu1tur.eu.org) /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/files/iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.dmg--> /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.img reading property list, 522739 bytes from address 2237401625 ? partition 0: begin=195, size=430, decoded=284 partition 1: begin=914, size=430, decoded=284 partition 2: begin=1632, size=430, decoded=284 partition 3: begin=2367, size=430, decoded=284 partition 4: begin=3088, size=430, decoded=284 partition 5: begin=3799, size=516090, decoded=347564 partition 6: begin=520170, size=430, decoded=284 decompressing: opening partition 0 ... [2] 100.00% ok opening partition 1 ... [2] 100.00% ok opening partition 2 ... [2] 100.00% ok opening partition 3 ... [2] 100.00% ok opening partition 4 ... [2] 100.00% ok opening partition 5 ... [8684] 100.00% ok Archive successfully decompressed as /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.img You should be able to mount the image [as root] by: modprobe hfsplus mount -t hfsplus -o loop /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.img /mnt In order to extract iphone_sdk_3.0__leopard__9m2736__final.dmg, I am going to mount it. This needs to be done as root. SDK is version 3.0.1 Extracting iPhoneSDKHeadersAndLibs.pkg... Extracting MacOSX10.5.pkg... Unmounting iPhone SDK img... Headers extracted.
Logo em seguida, o arquivo de firmware do iPhone é descompactado para extração dos arquivos necessários com a chave criptográfica obtida em tempo real na internet.
Checksum of firmware file is valid. Archive: /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/files/firmware/iPhone1,2_3.0_7A341_Restore.ipsw inflating: /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/Restore.plist Firmware Details Device Class: iPhone Product Version: 3.0 Build Version: 7A341 Restore RamDisk: 018-5305-002.dmg Restore Image: 018-5301-002.dmg Board Config: n82ap Unzipping 018-5301-002.dmg... Archive: /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/files/firmware/iPhone1,2_3.0_7A341_Restore.ipsw inflating: /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/018-5301-002.dmg We need the decryption key for 018-5301-002.dmg. I'm going to try to fetch it from http://www.theiphonewiki.com/wiki/index.php?title=VFDecrypt_Keys:_3.x.... I found it! Mounting 018-5301-002.dmg... Decrypting 018-5301-002.dmg... dmg2img v1.6.1 is derived from dmg2iso by vu1tur (to@vu1tur.eu.org) /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/018-5301-002.dmg.decrypted --> /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/018-5301-002.dmg.decrypted.img reading property list, 116195 bytes from address 208878440 ? partition 0: begin=195, size=430, decoded=284 partition 1: begin=914, size=430, decoded=284 partition 2: begin=1632, size=430, decoded=284 partition 3: begin=2367, size=430, decoded=284 partition 4: begin=3088, size=430, decoded=284 partition 5: begin=3800, size=105735, decoded=71204 partition 6: begin=109817, size=430, decoded=284 decompressing: opening partition 0 ... [2] 100.00% ok opening partition 1 ... [2] 100.00% ok opening partition 2 ... [2] 100.00% ok opening partition 3 ... [2] 100.00% ok opening partition 4 ... [2] 100.00% ok opening partition 5 ... [1775] 100.00% ok Archive successfully decompressed as /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/018-5301-002.dmg.decrypted.img modprobe hfsplus mount -t hfsplus -o loop /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/tmp/018-5301-002.dmg.decrypted.img /mnt In order to extract 018-5301-002.dmg, I am going to mount it. This needs to be done as root. Copying required components of the firmware... Unmounting... Firmware extracted. Building the toolchain... Finding and extracting archives... cctools-667.8.0 CF-476.14 configd-210 DirectoryService-514.23 ...
Vá tomar um CAFÉ...
...
Se tudo estiver bem, a compilação do llvm-gcc e outros finalizará e teremos as seguintes mensagens finais:
checking where to find the target ranlib... pre-installed checking where to find the target strip... pre-installed checking where to find the target windres... pre-installed checking whether to enable maintainer-specific portions of Makefiles... no updating cache ./config.cache creating ./config.status creating Makefile Building gcc-4.2-iphone... Build progress logged to: /home/mobile/Projects/iphone/toolchain/toolchain/bld/gcc-4.2-iphone/make.log It seems like the toolchain built! Cleaning up... All stages completed. The toolchain is ready.
Para compilar o um programa em c, basta entrar na pasta ~/Projects/iphone/toolchain/apps/HelloWorldFirst
. Encontraremos nesta pasta um convencional HellWord conforme o exemplo abaixo, para compilá-lo basta utilizar o comando make.
#include int main() { printf("Hello World\n"); return 0; }
Vamos direto ao código em objetive-C, localizado em ~Projects/iphone/toolchain/apps/HelloToolchain
. Ao entrar nesta pasta utilize o comando make para compilar o projeto. E logo em seguida define o IP do seu dispositivo móvel para um posterior deploy como no exemplo abaixo:
$ make $ export IP=10.0.0.2 $ make deploy**
Pronto, nesta etapa o dispositivo sera reiniciado e um novo aplicativos será acrescentado na area de trabalho. Para finalizar, deixo abaixo um vídeo demonstrativo do projeto o LiMobile.
Como sempre menciono... Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos...
Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criando-aplicativos-para-o-iPhone-no-Linux-(sem-Xcode-e-MacOS-X)
Alessandro de Oliveira Faria é sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996 (http://www.netitec.com.br), empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim proporcionando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura entre outros projetos e openSUSE Member.
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