De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Leia artigos Wikipedia em Texto Plano com wikipedia2text

Colaboração: Francisco Aparecido da Silva

Data de Publicação: 07 de outubro de 2010

Christian Brabandt escreveu um interessante programa ao bom estilo CL que permite a leitura de artigos da Wikipedia [1] de forma limpa e clara, através da linha de comando do Linux (provávelmente em outros sabores Unix). O wikipedia2text [2] apresenta em tela mas também permite redirecionamentos para arquivo de qualquer tipo de texto encontrado sobre uma determinada pesquisa e naturalmente pode ser utilizado juntamente com o | (pipe) e neste, tudo é possível. Segue algumas dicas que podem ser interessante:

  1. Instalação:

      #aptitude install wikipedia2text
    

  2. Exemplos de uso (explicação do comando abaixo):

      $wikipedia2text -l pt debian | more
    

  3. Apresenta informações sobre o Projeto Debian no idioma (-l pt) Português;

      $wikipedia2text -c aptitude debian
    

  4. Apresenta a pesquisa e destaca a palavra "aptitude" de forma case-sensitive;

      $wikipedia2text -o debian
    

  5. Apresenta a pesquisa em um browser também textual;

      $wikipedia2text -p debian
    

  6. Apresenta a pesquisa paginando;

      $wikipedia2text -u debian
    

    http://en.wikipedia.org/wiki/debian

  7. Apresenta somente a url do artigo indicado;

Esta dica pode ser útil especialmente se você recorre às consultas de domínio público, permitindo, assim reprodução rápida e limpa dos textos encontrados. Não esqueça de indicar suas fontes.

Referências

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/wikipedia
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/wikipedia2text
  3. man wikipedia2text
Francisco Aparecido da Silva trabalha atualmente com administração de redes e aulas na graduação na www.santacruz.br com segurança de sites. Utiliza GNU/Debian como sua distro linux preferida tanto em servidores quanto nos desktops. Blog Pessoal http://blog.silva.eti.br.

Google revela o WebP, novo formato para imagens

Fonte: Notícias Linux

Alguns meses atrás o Google anunciou a abertura do código de seu codec de vídeo VP8 como parte do projeto WebM, para criar um formato de vídeo realmente livre para a web. Agora o Google lançou um novo formato para imagens com foto em web, o WebP, que objetiva reduzir significantemente o tamanho do arquivo de imagens para web.

O WebP usa codificação preditiva para codificar uma imagem, a mesma metodologia usada pelo codec de vídeo VP8 para comprimir quadros em vídeos. A codificação preditiva usa os valores de blocos de pixels vizinhos para prever os valores em um bloco e depois codifica somente a diferença (residual) entre os valores de fato e a predição. Os residuais tipicamente contém diversos valores zero, que podem ser comprimidos muito mais efetivamente. Os residuais são depois transformados, quantizados e codificados de acordo com a entropia, como usualmente. O WebP também usa tamanhos de blocos variáveis.

Mais em:

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1285906440.html#comentarios

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Francisco Aparecido da Silva