De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Daniel Henrique Nogueira Dantas
Data de Publicação: 22 de agosto de 2010
Data de Publicação: 22 de agosto de 2010
Após uma boa batalha para instalar o Zotero (uma alternativa do mundo free ao EndNote) no meu processador de texto (OpenOffice 3.2) executado no openSUSE 11.3, venho dividir os louros da vitória com a comunidade do Software Livre.
O Zotero, em geral, é de fácil instalação tanto para o OpenOffice e seus derivados quanto para o M$ Office® (famoso Word), desde que estes processadores de texto estejam instalados em um Ruindos, isto é, Windows®, sistema operacional da M$.
Deixando todo o falatório de lado, vamos direto a solução do problema.
Este conjunto de bibliotecas ainda apresenta algumas incompatibilidades em certas aplicações Java.
Para remover o openJDK basta executar o Yast.
Na guia Pesquisar, dentro da caixa de dialogo, escreva openjdk e execute a pesquisa, marque openJDK para a remoção (quebre as dependências) e pronto.
Quando desenvolvi este tutorial, o link para o instalador e as instruções para executar a instalação foi obtido de http://www.java.com/en/download/linux_manual.jsp
Sigas as informações que lá estão para a instalar o Java no seu GNU/Linux, ou busque outras formas de instalação deste pacote (o próprio Yast faz isso para você, mas preferir fazer isso manualmente para ter certeza dos locais dos arquivos).
Considerando que a instalação do Java tenha sido bem sucedida basta agora, dentro de um terminal de comando como o do konsole ou o do yakuake :
$ mkdir ~/.mozilla/plugins
$ ln -s /usr/java/jre1.6.0_21/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so ~/.mozilla/plugins/ $ ln -s /usr/java/jre1.6.0_21/lib/i386/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/Observação: A localização dos arquivos
.so
pode ser um pouco diferente, mas não modifique o diretório de destino para os links.
Abra o Firefox, vá ao sítio do Zotero e siga as instruções para para adicionar os xpi (instalar) ao mozilla-firefox.
Logo na primeira página do sítio tem o download do instalador do Zotero para o Firefox, e o Download word processor plugins: (http://www.zotero.org/support/word_processor_plugin_installation) tem os plugins necessários para integrar o seu processador de texto, basta rolar a página e ter um pouco de atenção para encontrá-lo.
Este procedimento é um tanto longo, principalmente, se comparado com a instalação do mesmo programa no Sistema Operacional da M$, mas é muito compensador ver o Zotero funcionando redondinho no GNU/Linux.
Para mim este foi mais um passo para a independência dos ditames do mercado, e quem sabe, futuramente, estas etapas possam ser simplificadas, quem sabe não é desenvolvido um script para facilitar a vida dos novos usuários nesta integração, e com o auxílio do Zotero possam, na produção dos seus artigos, das suas teses, das suas monografias etc, seguir um preceito bíblico (quer queiram ou não) : Dar a César o que é de César.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários