De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Josemar Davi Luedke
Data de Publicação: 05 de agosto de 2010
No desenvolvimento de aplicações web, a validação no lado do servidor é de grande importância, pois em alguns casos, apenas desativando o javascript podemos fazer grandes estragos em algumas aplicações. Para que isso não venha acontecer, não devemos confiar apenas no javascript.
Sim, podemos ter validações em javascript! Porem não se deve depender somente delas, devemos ter validações no lado do servidor antes de executarmos determinadas ações no mesmo. Por exemplo: temos uma página web que realiza cadastro de clientes em um comércio eletrônico. Quem geralmente preenche este cadastro é o próprio cliente, por isso devemos ter um cuidado maior. As informações mais comuns nestes cadastros são: Nome, Sobrenome, E-mail, Repetir e-mail, Senha e Repetir senha. Nesta página uma das validações existente é verificar se o e-mail foi corretamente informado e se o campo repetir e-mail corresponde ao campo e-mail. Também temos o mesmo caso com o campo senha e repetir senha. Agora imagine que estas validações foram somente feitas pelo javascript e que por algum motivo o javascript do browser estava desabilitado. Se os dados informados estiverem corretos não teremos problemas, porém se o usuário esqueceu de um campo ou preencheu uma informação incorreta poderemos ter vários problemas. Possivelmente o usuário não se sentirá seguro em seu aplicativo e desistirá da compra. Além deste problema temos outro, que é a integridade das informações no banco de dados.
Este é só um exemplo de problema que pode acontecer em aplicações web. Se temos validações que rodam no lado do servidor e não somente no lado do cliente, teremos mais segurança nas aplicações web. A dica que deixo é, utilizar frameworks para auxiliá-lo nestas tarefas. Hoje temos várias opções, cabe a você escolher a melhor, baseado em suas preferências e nas necessidades da aplicação.
Recentemente lancei um framework, desenvolvido para a plataforma PHP e utilizando design pattern MVC. Ele se chama Zeanwork (Sim! um framework PHP brasileiro), para saber mais sobre este projeto acesse o site http://zeanwork.com.br.
Site do autor: http://josemarluedke.com
Blog: http://blog.josemarluedke.com
Twitter: http://twitter.com/JosemarLuedke
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários