De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

PAE - Physical Address Extension

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 25 de julho de 2010

Se usamos um sistema operacional de 32 bits, o máximo de memória que pode ser endereçada é 2^32, que é igual a 4.294.967.296 bits, ou quatro Gigabytes.

Mas como tudo em computação, sempre há um jeito. A maioria dos processadores mais recentes suportam o que se chama de Physical Address Extension, ou PAE. O espaço de endereçamento é aumentado de 32 para 36 bits, elevando o espaço de endereçamento para 68.719.476.736 bits, ou 64 GB. Entretanto, versões padrão do Linux não trazem este recurso habilitado por padrão e é necessário recompilar o kernel para que esta facilidade seja ativada. Existe um pequeno processamento adicional pois ao usar esta facilidade as páginas na memória virtual precisam ser remapeadas para acessar dados fora do espaço de endereçamento de 4 GB.

É claro que se usarmos sistemas operacionais de 64 bits esta limitação não ocorre.

Referências

Este texto foi baseado em um artigo bem mais amplo sobre este assunto, publicado na Wikipedia, com o título Physical Address Extension.

Para saber mais sobre como implementar este recurso em sistemas Linux, consulte o artigo Feature: High Memory In The Linux Kernel

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida