De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Turbinando seu terminal com byobu

Colaboração: Thiago Serra Ferreira de Carvalho

Data de Publicação: 30 de junho de 2010

Uma boa dica para quem usa muito shell (administra servidores, por exemplo), é utilizar o byobu.

Com ele é possível ter em tela informações como:

  • Uso do processador
  • Uso da memória
  • Uso da rede
  • Monitorar processos
  • ...

Na tela abaixo podemos ver o byobu em funcionamento. Nas duas linhas inferiores da tela, podemos ver diversas informações a respeito do equipamento. Da esquerda para a direita, na linha de baixo, temos o sistema operacional e sua versão, o tempo que a máquina está no ar (uptime), a carga da máquina, o clock dos processadores (2x3.2GB), a memória disponível e o percentual de uso de memória, seguido pela data e hora.

Como o byobu na verdade usa o Gnome Screen, eu posso ter múltiplas sessões em uso em um único terminal. Isto é indicado na segunda linha de baixo para cima. Neste caso em particular, temos duas sessões ativas.

São muitas as possibilidades de configuração. Vale a pena ler a documentação para conhecer as funcionalidades oferecidas.

o byobu é instalado por padrão no Ubuntu 10.04 e está disponível no launchpad para outras versões (https://launchpad.net/byobu/)

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Thiago Serra Ferreira de Carvalho