De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

No bolso, o Twitter vira arma de um faroeste moderno

Colaboração: Tagil Oliveira Ramos

Data de Publicação: 27 de junho de 2010

Na era da informação, o sucesso é de quem twitta a mensagem certa para o público certo

Nos filmes de faroeste, os mocinhos carregavam revólveres nos coldres. Na era da informação e das redes sociais, as pessoas bem-sucedidas portam no bolso outras armas.

Em 2010, seremos 4,6 bilhões de pessoas usando celulares. Esses dispositivos são mais poderosos, do ponto de vista da comunicação, do que armas a laser ou revólveres.

O Twitter é a primeira solução de interface que realmente "pegou" na radical migração que o mundo da tecnologia digital está vivendo. Para a infelicidade dos fabricantes de monitores gigantes, estamos deixando o velho e bom computador de mesa (desktop) para um celular.

Biz Stone, um dos criadores do Twitter, sabia disso. "Existem 4 bilhões de usuários de celulares no mundo carregando equipamentos prontos para usar o Twitter", disse ele há algum tempo.

Alguns perceberam o poder dessa nova mídia e estão extraindo vantagens. O presidente americano Barack Obama usou sua rede de seguidores no Twitter para mudar o destino das eleições naquele país, tornando-se o primeiro negro a ocupar a cadeira da Casa Branca.

Hoje, com um simples tweet, ele pode se comunicar diretamente com 4,3 milhões de seguidores. É muito mais do que a audiência das principais redes de TV dos Estados Unidos.

No livro Twitter, Chiclete & Camisinha: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos nas Redes Sociais, mostro como uma pessoa normal, seguindo as leis semióticas das mídias sociais, consegue formar sua Rede Pessoal Virtual (RPV), com centenas ou milhares de seguidores.

Tagil Oliveira Ramos é Conferencista, escritor, reconhecido jornalista da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tem formação de engenharia no ITA, autor do livro Twitter, Chiclete & Camisinha: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos nas Redes Sociais (lançado pela Editora Novatec). Colaborador do Valor Online e do IT Web. Ex-editor da revista e site Info Exame e jornal O Estado de S.Paulo (Caderno Informática).

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Tagil Oliveira Ramos