De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Alexandro Silva
Data de Publicação: 19 de março de 2010
Para completar o post anterior eu não poderia deixar de lado os nossos amigos e companheiros de luta - OS DESENVOLVEDORES. Sim esses abnegados amigos que defendem com unhas e dentes seus sistemas desenvolvidos seguindo padrões de qualidade criados por eles próprios.
Eu não sou expert no assunto muito porque como desenvolvedor eu sou um bom cozinheiro. Por isso indico o site do grande Wagner Elias.
As referências acima ajudarão os desenvolvedores compreenderem como desenvolver aplicações de forma segura. Sabemos que nunca estaremos 100% seguros, porém o mais importante e o mais gratificante é saber que ao tentar detectar/explorar uma falha numa aplicação ou em um sistema o atacante viu que as portas foram bem fechadas e com o aumento da complexidade a grande maioria desiste.
Para finalizar com chave de ouro, indico a leitura de um texto muito engraçado e totalmente verdadeiro feito pelo meu amigo Lício Fonseca - Desenvolvedores: O que o seu SysAdmin gostaria que você soubesse.
Blog do Autor: http://blog.alexos.com.br
Fonte: Revista Nova Escola - Editora Abril
Mudança na legislação facilita as condições de pagamento dos empréstimos do Fies para quem quer cursar licenciatura. Conheça as novidades
Ana Rita Martins (<ana martins (a) abril com br>)
Na tentativa de reduzir a escassez de professores com formação adequada à área em que lecionam, o Ministério da Educação (MEC) decidiu oferecer incentivos para quem quiser cursar graduações ligadas ao magistério. Após o encerramento das inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) em fevereiro, as atenções agora se voltam para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que banca até 100% da mensalidade dos graduandos - vale tanto para quem já estava na universidade como para quem acabou de ingressar.
Em janeiro passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou alterações nas características do fundo (leia o quadro abaixo). Uma novidade importante beneficia os estudantes de licenciatura. Os recém-formados que ingressarem na rede pública ou que já atuem nela podem abater 1% do saldo devedor a cada mês trabalhado. Na prática, com 100 meses, o docente quita seu financiamento sem desconto salarial.
Outras mudanças valem para todas as graduações. A taxa anual de juros do empréstimo tomado no banco, por exemplo, caiu de 6,5% para 3,5%. Já o prazo de quitação da dívida aumentou para três vezes o tempo de financiamento. A estimativa é de que o Fies contemple 200 mil estudantes este ano.
O Fies custeia o estudo de 480 mil alunos em 1,5 mil instituições de Ensino Superior e tem inscrições abertas o ano todo.
O que é
Programa destinado a financiar cursos de graduação (prioritariamente) e cursos de pós-graduação e de Educação profissional em nível técnico (havendo disponibilidade de recursos e a critério do MEC).
Porcentagem de financiamento
50, 75 ou 100% do valor do curso.
Número de vagas para 2010
200 mil (estimativa).
Como se candidatar
Período de inscrição
O ano todo, a partir deste mês, no site www.mec.gov.br.
Pré-requisito financeiro
Para requerer a bolsa de 100%, comprovar que 60% da renda familiar bruta está comprometida com gastos fixos. Estudantes de licenciatura ou bolsistas parciais do Prouni estão livres dessa exigência.
Pré-requisito acadêmico
Estar matriculado numa graduação em instituição que tenha aderido ao Fies e que possua conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Formas de pagamento
Em dinheiro
Com trabalho Graduandos de licenciatura que ingressem na rede pública ou professores que já atuem nela por pelo menos 20 horas semanais podem pagar o financiamento com trabalho, abatendo 1% do saldo devedor a cada mês.
Exigências durante o curso
Renovação Semestral.
Aproveitamento acadêmico
No mínimo 75% nas disciplinas cursadas no período letivo.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários