De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Alexandro Silva
Data de Publicação: 18 de março de 2010
Finalizando nossa trilogia farei algumas recomendações para fortalecer o Apache2 e algumas referências sobre boas práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações.
aptitude install apache2-mpm-preforkApache MPM Worker Ele implementa um multi-threaded server hibrido. Usando threads para tratar as requisições. Ele atende a apliações que necessitam atender muitas requisições usando poucos recursos do sistema, entretando ele retém a estabilidade do servidor porque mantem muitos processos abertos onde cada um desse processos rodam várias threads. As diretivas mais importantes no uso deste módulo são ThreadsPerChild e MaxClients. Para instalar o Apache MPM Worker execute
aptitude install apache2-mpm-worker
Este assunto já foi tratado anteriormente porém quero atualizar alguns itens:
ServerTokens FullPara
ServerTokens ProdServerSignature De
ServerSignature OnPara
ServerSignature OffTraceEnable De
TraceEnable OnPara
TraceEnable Off
Order Deny,Allow Deny from all
Se você possuir um espírito aventureiro e gostar de fortes emoções recomendo o uso do mod_security. Ele bloqueia o monitoramento de requisições e respostas HTTP tanto quanto a negação de pacotes suspeitos.
Se você possui as caracteristicas acima então siga meu blog post com o passo a passo para habilitá-lo.
O Nikto Webserver Scanner é uma excelente ferramenta de auditoria para servidores Web. Escrito em perl e mantido pelo CIRT se tornou parte integrante do Nessus.
Muito cuidado com os relatórios gerados por ele. O ideal é estudar e testar cada alerta gerado pois alguns deles são falsos positivos, mas isso não tira de forma alguma o brilho desta ferramenta.
O W3af é um completo framework para ataque e auditoria de servidores Web. Ele faz o serviço completo (barba, cabelo e bigode) sendo capaz de fazer uma simples auditoria de vulnerabilidades ao ataque propriamente dito.
Diferentemente do Nikto ele é um devorador de recursos e pode levar dias para concluir uma auditoria de acordo com os plugins habilitados, principalmente se habilitar todos os plugins do módulo Discovery.
Para um relatório efetivo de como anda a segurança do seu Webserver recomendo o trabalho em conjunto do Nessus, Nikto e o W3af.
Blog do Autor: http://blog.alexos.com.br
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários