De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Raul Liborio
Data de Publicação: 21 de Agosto de 2009
Foi anunciado o lançamento do SUSE Studio! Finalmente está pronto para funcionar!
Para aqueles que não o conhecem, o SUSE Studio é um construtor de appliances online.
Essa ferramenta permite você ter uma base Novell's SLE11 (Enteprise server ou Desktop) ou openSUSE 11.1 e customizá-lo como quiser! Com qualquer imagem base, você pode construir uma appliance totalmente customizado desde o bootsplash até o último caracatere em um arquivo!!!
Agora será possível que comunidades e companhias forneçam uma imagem com o software já instalado, proporcionando uma demonstração, ou utilizá-lo como quiserem em vários formatos disponíveis.
Com sua conta criada (veja como criar a conta lá no final), você tem direito a 15 GB para guardar suas máquinas, ou seja, você pode criar as máquinas e deixar disponível para download! Nas arquiteturas 32 bits e 64 bits, alguns dos formatos atualmente suportados para download são imagem de disco - tanto para HD como pendrive -, live CD/DVD, Vmware ou Xen e muitos outros que estão por vir!
Um dos fatores mais interessantes é a possibilidade de permitir a inclusão de pacotes que estão fora dos repositórios disponíveis no SUSE Studio. Ah, falando em repositórios, é possível também você definir quais serão os repositórios de softwares que acompanharão a sua distro.
Firewall? Você escolhe se quer que venha habilitado ou não. O firewall do openSUSE é baseado no Iptables, que diga-se de passagem, já vem muito bem configurado! Pelo YaST você pode reconfigurá-lo e criar novas regras, assim como na mão grande também.
E se eu fizer uma combinação errada de pacotes, vai dar merda? Não meus amigos! Caso você adicione um pacote que possua alguma dependência, a própria ferramenta irá lhe informar sobre isso e vai lhe oferecer a opção de adicioná-la!
Para ficar melhor, vamos fazer uma leitura cada uma das suas opções disponíveis:
na aba superior configuration você encontrará:
default locale: idioma da distro e layout do teclado
default time zone: região (País) e time zone (Estado)
Network: Configuração de rede (ip fixo ou DHCP e outros)
Appliance Logo: Imagem que irá aparecer como logo no bootsplash
Appliance background: bootsplash (imagem do carregamento do sistema)
Preview: Como é que está ficando seu armengue
Default runlevel: Definição de qual é o runlevel que será o inicial. Por padrão, vem no 3. Caso queira que suba com interface gráfica, altere para runlevel 5.
End User License Agreement (EULA): Sim! Uma licença de uso! Como o appliance é uma obra intelectual sua (você que fez e adicionou (ou não) peculiaridades ao sistema), pode ser necessário uma licença de uso especificando algo.
Server: Database configuration (MySQL)**: Você pode adicionar a distro uma base de dados desde a sua criação. Isso é interessante caso o seu appliance possua alguma ferramenta, como por exemplo, um CMS, um Nagios, um CACTI, etc...
Desktop: Automatic desktop user log in**: Se desejar, seu appliance já pode subir logado com um usuário definido nesta opção.
Autostart desktop Programs: Define se algum programa deve iniciar juntamente com o sistema
Storage & memory
Virtual appliance: Opções aplicáveis apenas para os formatos VMware e Xen. Defina quanto de RAM e disco ela possuirá. Há uma opção de memória extendida (extended memory), para caso for utilizar mais de 4 GB de RAM.
Disc Image: Essa opção é aplicável apenas às disc images. É o tamanho do swap.
Este script vai rodar no final da criação do appliance. Cuidado com isso meu garoto ;)
Add files: Caso deseje adicionar arquivos ao seu appliance, é nesta opção que poderá fazer isso. É possível fazer upload ou ainda adicionar da web, com a URL do arquivo. Este recurso extende imensamente as opções do seu appliance, já que se for um arquivo, você escolhe para qual diretório ele deve ir, e se for um arquivo do tipo .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tgz, ou .zip, ele será descompactado no diretório especificado, com as permissões hierárquicas preservadas. Esta opção é uma ótima maneira de adicionar muitos aquivos simultaneamente!
Create appliance: Escolha em qual formato quer criar seu appliance. Estão disponíveis:
Version: Defina a versão de seu appliance
Claro meu nego! Você pode testar a sua imagem no próprio site!!! Isso é fantástico! Eles permitem que você teste por 1 hora (60 minutos ou 3600 segundos, para os mais leigos xD )
Seu amiguinho MS boy quer testar mas ele usa apenas o IE? Se quebrou meu nego! Apenas o Firefox 2 e 3 e o Safari! Como o feioso do IE tem suas peculiaridades, hoje ainda nao existe o suporte.
Como diria o Sérgio Mallandro: SALSI FUFU!
Calma meus queridos, não é assim que a banda toca. Para participar, você precisa primeiramente de solicitar um convite e em breve eles lhe enviam. Isso pode até demorar um pouco (algo em torno de no max. 1 mês, acho eu), assim também como pode ser mais rápido. É porque sai aos grupos, seu nome irá para uma lista de aguardo. Vale a pena isso eu garanto!
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários