De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Instalação silenciosa do Slackware Linux com Slack-Kickstart

Colaboração: Marcelo de Freitas Andrade

Data de Publicação: 06 de Agosto de 2009

O colega Celso perguntou na lista slack-users-br sobre como realizar uma instalação do Slackware Linux de forma "totalmente silenciosa". Isto é, com todas as definições já aplicadas e sem que o instalador fique solicitando dados como particionamento, configuração de rede, série de pacotes, etc. Tal recurso é conhecido como kickstart.

No caso, se você quiser definir previamente apenas um conjunto de pacotes a ser replicada em diversas instalações, o Slackware dispõe de <a tagfiles. São simples arquivos texto em que se predefine quais os pacotes são obrigatórios e opcionais na instalação. Assim, pode-se evitar a etapa de seleção de pacotes, replicando a mesma instalação em várias máquinas.

Já para se aplicar automaticamente outras configurações do instalador, algumas outras ações precisariam ser feitas. Como a simplicidade é um fundamento do Slackware Linux, uma instalação automatizada poderia ser conseguida simplesmente criando-se ou editando-se o próprio script com as etapas de instalação</a>.

Slack-Kickstart

Para gerar-se uma instalação automatizada de forma ainda mais fácil, navegando pela Internet, acabei encontrando o projeto Slack-Kickstart, que se propõe a facilitar a geração de scripts para instalação "silenciosa" do Slackware Linux. Trata-se de um projeto um pouco antigo mas que, além da versão 10.2 do sistema, também funciona com a árvore do -current, a versão mais atual e em constante desenvolvimento do Slackware Linux.

Vale a pena conferir!

Marcelo de Freitas Andrade é profissional de tecnologia e mestrando em ciência da computação. Programador Java, PHP e Python, é também um grande entusiasta de software livre, sendo um dos fundadores do Grupo de Usuários Slackware do Pará, GUS-PA.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Marcelo de Freitas Andrade