De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Corinto Meffe
Data de Publicação: 25 de Julho de 2009
O sistema operacional utilizado nos computadores dos laboratórios de informática implantados pelo Governo Federal em escolas públicas de todo o país agora pode ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro por qualquer pessoa mediante cadastramento no endereço www.softwarepublico.gov.br. Os participantes do Portal podem acessar a comunidade diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11809207
A disponibilização do Sistema Operacional Linux Educacional foi assinada no dia 25 de junho, pelo diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação (MEC), José Eduardo Bueno de Oliveira, e pelo gerente de interoperabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Paulo Pinto. A assinatura ocorreu durante o 10º Fórum Internacional de Software (Fisl) que ocorreu no final de junho cidade de Porto Alegre.
Segundo o analista de teste de sistemas do MEC, Francisco Willian Saldanha, o Linux Educacional adapta as funcionalidades do sistema operacional Linux para as necessidades do ambiente escolar. Uma das vantagens é facilitar a sua utilização por professores e alunos. A solução também conta com aplicativos como jogos educacionais e conteúdos multimídia para uso em sala de aula.
Saldanha explicou que o Linux Educacional também facilitou o compartilhamento de informações, dados e arquivos com computadores que utilizam sistemas operacionais proprietários, garantindo a interoperabilidade dos ambientes.
Em 2008, o MEC implantou sete mil laboratórios de informática em escolas públicas rurais do país e outros 22 mil em escolas urbanas. Até o final de 2009 serão implantados cerca de 60 mil novos laboratórios em escolas públicas rurais e urbanas do país.
Tornar públicos os softwares desenvolvidos com recursos públicos é uma prerrogativa do Ministério da Educação, salientou José Bueno durante a assinatura de disponibilização do Linux Educacional no Portal do Software Público.
O gerente de Interoperabilidade da SLTI, Paulo Pinto, destacou que esta já é a 26ª solução disponibilizada no Portal e que mais de 40 mil pessoas são usuários ativos desse ambiente.
Fonte: Portal do Software Público http://www.softwarepublico.gov.br/news-item43
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários