De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

PHP Report - opção de integração do CACIC com o OCOMON

Colaboração: Leonardo Silva de Abreu

Data de Publicação: 30 de Maio de 2009

Eu sou usuário do sistema CACIC desenvolvido pela dataprev. O CACIC significa coletor automático e coletor de informações computacionais. Ele é um sistema de inventário de hardware e software muito bom, que funciona perfeitamente mapeando todas as estações de rede e catalogando tudo que é instalado e desinstalado nas estações de trabalho.

Sou usuário também do sistema de helpdesk OCOMON, que serve para registro de chamadas e incidentes da equipe de helpdesk. Ele possui controle de SLA, tempo de atendimento, fila de espera, etc, enfim, um sistema muito bom para o que se proprõe.

O que eu mais gosto nesses softwares é que eles são opensource. Mas só que tem um porém: assim como todos que os utilizam, eu também sonho no dia em que os dois irão trabalhar em conjunto, ou seja, em uma mesma base de dados.

Em conversa com o Adriano Vieira (harpian) do projeto CACIC no último FISL, ele me disse que chegou a iniciar um projeto de integração chamado OCOMON-CE (de CACIC EDITION), mas só que falta voluntários para levarem o projeto adiante junto com ele. O endereço para quem quiser saber é esse: http://sourceforge.net/projects/ocomon-ce/

Enquanto o projeto não engrena, o que eu tenho feito é usar o PHP REPORT. Com ele, eu consigo fazer essa "integração do cacic com o ocomon". A interface é bastante simples, assim com a instalação e configuração. O PHP REPORT pode ser baixado no endereço em http://sourceforge.net/projects/php-report/

A instalação é a seguinte: descompacte o arquivo phpreport.zip e copie o conteúdo para a pasta do servidor web e faça a seguinte configuração no arquivo config.php:

  /***************************************************************/
  /* COMPLETE THESE FIELDS, PLEASE!
  /* PHPREPORT SERVER
  /***************************************************************/
  $DBHostName = "< IP_SERVIDOR>"; //Database Host
  $DBUserName = "< USUARIO_ROOT_MYSQL_"; //Database User
  $DBPassword = "< SENHA_MYSQL>"; //User Password
  //Write here the database name you created PhpReport's tables
  $DBName     = "< BASE_DE_DADOS>"; 
  $DBType = "mysql"; //Don't change this!
  $Language = "brazilian"; //Default Language: brazilian, english
  
  /***************************************************************/
  /* YOUR SERVER
  /***************************************************************/
  $DBHostName0 = "SERVIDOR_MYSQL"; //Database Host
  $DBUserName0 = "USUARIO_ROOT_MYSQL"; //Database User
  $DBPassword0 = "SENHA_MYSQL"; //User Password
  $DBType0 = "mysql";  //Don't change this!
  /***************************************************************/
  ?>

Vá até o seu navegador, e digite o endereço: http://ip_do_servidor/phpreport

Aparecerá a para se logar no sistema. O login e senha é admin

A tela inicial é esta:

O sistema possui um help bem interessante que irá que auxiliar durante o processo de criação do relatório. A partir daí, é só montar a sua query SQL.

No CACIC, eu utilizo a tabela computadores com a de patrimônio para lista os computadores e no OCOMON eu uso a tabela ocorrência. É no campo equipamento onde fazemos o cadastro do patrimônio para cada computador. Fazendo os cruzamentos, eu consigo saber que estação de trabalho pertence ao funcionário e quais os chamados que ele teve desde que foi colocado em operação.

Leonardo Abreu

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Leonardo Silva de Abreu