De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Análise de verdade do Ubuntu 9.04

Colaboração: Pablo Hess

Data de Publicação: 14 de Maio de 2009

A Linux Magazine Online publicou uma análise detalhada e extensa da versão mais recente do Ubuntu, de número 9.04.

Pontualmente na data de lançamento programada que acontece em um ciclo de seis meses foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 9.04, codinome Jaunty Jackalope. Devagar mas sempre , a distribuição patrocinada pela Canonical avança em usabilidade, desempenho e beleza. Este artigo traz uma análise do novo Ubuntu, apresentando as maiores novidades da versão 9.04.

O novo animal da família Ubuntu todas as versões recebem um codinome contendo um nome de animal, precedido por um adjetivo de mesma inicial: Warty Warthog, Hoary Hedgehog, Breezy Badger, Dapper Drake, Edgy Eft, Fausty Fawn, Gutsy Gibbon, Hardy Heron, Intrepid Ibex e a atual, Jaunty Jackalope) conta com uma série de inovações visíveis e muitas invisíveis. A primeira delas é o polimento que a interface gráfica recebeu, apesar de ter mantido a mesma linha de sempre. Esse cuidado com a interface segue a estratégia lançada pelo próprio Mark Shuttleworth em 2008, por ocasião da OSCON de elevar o design da interface gráfica ao patamar de uma obra de arte, ultrapassando o visual e a usabilidade do Mac OS X, da Apple. Sem dúvida, trata-se de uma meta ousada, ainda que muito válida e necessária, que começa a gerar os primeiros frutos, como se pode ver a partir da tela de inicialização do sistema (bootsplash) e da tela de login, que, na versão tradicional, leva a um desktop GNOME após o fornecimento do nome do usuário e da senha.

A matéria online inclui diversas capturas de tela do Ubuntu mais bonito da história.

Confira na Linux Magazine Online.

Pablo Hess é editor da Linux Magazine.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Pablo Hess