De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Pablo Hess
Data de Publicação: 23 de November de 2008
A Red Hat anunciou a versão 5.3 beta de seus produtos Red Hat Enterprise Linux 5 (RHEL 5).
Baseado no kernel 2.6.18-120.e15, a versão beta inclui um servidor para plataformas x86, x86-64 e IBM System p e System z (ambos com processador Itanium). A Red Hat está disponibilizando uma atualização do sistema, mas alerta que sua realização pode prejudicar as configurações do sistema, serviços e definições personalizadas, e portanto recomenda uma nova instalação. Além disso, surgirão mensagens de erro caso se tente fazer a atualização com módulos do kernel instalados separadamente para GFS2. O teste da versão beta terminará em janeiro de 2009, quando deve ser lançada a versão final.
Entre os avanços está a virtualização com suporte a até 126 CPUs no hypervisor para x86-64 e novos drivers para uso do RHEL como sistema virtual sobre o hypervisor KVM. As melhorias para uso de clusters incluem o suporte a sistemas de arquivo GFS2. O suporte ao Windows Vista e 2008 é fornecido pelo Samba 3.0.32.
Essa versão do RHEL traz muitos novos drivers, incluindo atualizações para os drivers gráficos r400 e r500. O Enterprise Desktop também traz, em regime de teste, o Network Manager 0.7. As notas de lançamento (em inglês) contêm uma descrição detalhada da versão 5.3, com instruções para a instalação e detalhes sobre outras novidades.
Mais detalhes na Linux Magazine Online: http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/red_hat_lanca_seu_rhel_53_beta
Pablo Hess é editor da Linux Magazine.
Colaboração: Seiti Yamashiro
Há alguns dias, finalmente instalei o Ubuntu 8.10, Intrepid Ibex, em minha máquina. Fiquei sabendo pelos posts pela internet afora como ficou fácil e simples conectar-se a internet através de um modem, celular ou smartphone.
Eu já havia tentado isto com meu celular Nokia N95, mas sem ir fundo e editar arquivos de configuração, no Hardy Heron. Sem sucesso. O caso foi bem diferente agora. Vou relatar então como realizei esta tarefa, que acabou sendo muito simples. Note que testei no Vivo ZAP, mas pelo próprio wizard, ou assistente de conexão, percebi que deve ser mais fácil ainda conectar-se pela Oi, Tim e Claro. Você já vai ver o porquê.
O restante está aqui: http://seiti.eti.br/blog/2008/vivo-zap-no-ubuntu-810-pelo-n95
Colaboração: Ribamar FS
Esta dica foi testada nas versões 8.10 e 8.04 do Ubuntu mas parece que funciona em várias versões anteriores assim como em outros sabores Debian.
A instalação e configurações do Apache, PHP, MySQL phpMyAdmin e PostgreSQL no Ubuntu 8.10 com bons detalhes como a criação de um host virtual.
Até recentemente eu utilizava o Xampp para instalar o ambiente de programação para PHP, mas descobri que o Ubuntu facilita essa tarefa ainda mais sem contar que com vantagens. Uma das grandes vantagens é ter todas as ferramentas no path e por cima uma maior preocupação com a segurança.
Veja mais detalhes.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários