De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Corinto Meffe
Data de Publicação: 18 de maio de 2008
O Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) ganhou duas novas soluções na quinta-feira, dia 17 de abril, durante a abertura do 9º Fórum Internacional de Software Livre, realizado em Porto Alegre (RS). A disponibilização do Sistema de Apoio à Gerência Unificada de Informações (Sagui), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Sistema Bilhetador de Impressão (Curupira), desenvolvido pela Caixa Econômica Federal são os novos sistemas que estarão disponíveis no portal.
O documento foi assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, e pela vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, Clarisse Copetti.
O Sagui é uma ferramenta de gestão de computadores em rede que utilizam sistema operacional GNL/Linux e é capaz de automatizar as atividades de instalação, customização, atualização, correção e monitoramento de estações de trabalho e servidores. É uma ferramenta voltada para o uso em redes corporativas, principalmente as que estão distribuídas em diferentes pontos geográficos porque permite a gerência centralizada e a otimização do suporte técnico.
Já o Curupira permite que cada unidade de uma empresa gerencie seus gastos com papel e outros insumos de impressão, estimulando o uso racional de equipamentos e materiais. A solução adota padrões abertos e aderentes à política de software livre do governo federal. Segundo os desenvolvedores desse software, o nome Curupira é uma alusão ao ser folclórico que, segundo a crença popular, habita as florestas e é protetor das árvores e animais.
Essas são as primeiras soluções disponibilizadas pelo Serpro e pela Caixa no Portal do Software Público. Além dessas, outros 14 softwares desenvolvidos por órgãos públicos já estão disponíveis no portal e acessíveis à sociedade mediante cadastramento.
Administrado pela SLTI, o Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Cerca de 18 mil pessoas participam das comunidades de compartilhamento do Portal. O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população.
Entre elas está o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) que verifica diversas informações sobre o hardware e o software das estações de trabalho. Também está disponível nesse portal o Ginga que é o middleware - camada de software intermediário - da Televisão Digital Brasileira.
Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico <guialivre (a) planejamento gov br>.
Fonte: Comunicação da SLTI www.softwarelivre.gov.br
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários