De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como fazer o mouse (não) usar o modo -- VISUAL -- no vim

Colaboração: Alexandre Heitor Schmidt

Data de Publicação: 09 de maio de 2008

Essa é prá quem usava o vim no Ubuntu 7.10 (ou outra distro) e notou que, no Ubuntu 8.04, o mouse passou a assumir outro comportamento como padrão, isto é, entra automaticamente no modo -- VISUAL -- quando se tenta selecionar algum texto.

Após inúmeras buscas (na verdade, após um simples :help mouse! Esse vim é demais!), descobri que existem vários modos possíveis para se utilizar o mouse.

Para os apressados que querem logo voltar ao modo antigo de utilização, basta o seguinte comando:

  set mouse=c

Para os menos apressados, recomendo o :help mouse para saber de todas as opções de uso. Como não poderia deixar de ser, são várias...

Dica complementar para quem deseja começar a usar o vim: Para trabalhar de forma mais "intuitiva", com syntax highlight e outras features show de bola, recomendo fazer o seguinte (no Ubuntu 8.04):

  cp /usr/share/vim/vim71/vimrc_example.vim /etc/vim/vimrc.local 

Se quiser tornar aquela definição do mouse permanente, basta alterar a linha:

  set mouse=a

Para:

  set mouse=c

O c significa utilizar o mouse no modo "linha de comando".

Alexandre Heitor Schmidt é Engenheiro da Computação e atua como Coordenador do Projeto SAGU na SOLIS - Cooperativa de Soluções Livres.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Alexandre Heitor Schmidt