De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rogerio Acquadro
Eu já vinha usando o Ubuntu 8.04 LTS em um ambiente controlado de testes dentro de uma máquina virtual VMWare, deste os tempos de beta. Já havia
reparado que os seus desenvolvedores haviam incluído, por padrão, a versão 3.0 beta do Firefox.
Meus problemas começaram pouco após o lançamento da versão quando decidi atualizar meu ambiente de produção. Como um avançado usuário de Firefox, uso uma dezena de addons que me facilitam muito a vida. Quando atualizei o sistema, o Firefox 3 fez uma checagem completa e desabilitou a maioria dos addons instalados, alegando incompatibilidade.
Isso me trouxe uma série de problemas. De cara, perdi addons importantes, como Google Sync, Firebug, entre outros. Achei que podia viver sem eles, mas estava enganado. Eles fazem muita falta.
Pensando com meus botões, procurei alternativas. Não achei nenhuma solução a fim de evitar que o Firefox 3 desabilitasse meus addons. Mais do que isso, mesmo que houvesse essa possibilidade, não acho que seria uma boa idéia. Continuando minha pesquisa, descobri que o Firefox 2 ainda está disponível no Ubuntu 8.04 LTS, com o nome de pacote firefox-2. Resolvi instalá-lo!
sudo apt-get install firefox-2
Sucesso! Para acioná-lo, basta executar o binário "firefox-2". Se eu quiser a versão 3, simplesmente uso "firefox". Mas meus problemas ainda não tinham acabado.
Algum grave problema ocorreu com o meu perfil, acredito quando o Firefox 3 foi executado pela primeira vez. Mesmo voltando a usar o Firefox 2, os addons não funcionavam corretamente, mesmo que eu tentasse ativá-los novamente.
A solução foi criar perfis diferentes, um para cada versão do navegador. O gerenciador de perfis é uma herança (bendita!) da época do Netscape 4. Nele, era possível criar diferentes perfis para a mesma conta de usuário Unix! Essa funcionalidade foi mantida no Firefox!
Para criar o perfil, basta executar o Firefox com a opção "-ProfileManager". O perfil padrão do sistema chama-se "default". Optei por renomeá-lo para "v3" e usá-lo exclusivamente no Firefox 3. Usando o mesmo gerenciador de perfis, criei um perfil vazio chamado "v2", que utilizarei exclusivamente no Firefox 2.
Uma vez criados os respectivos perfis, posso escolher qual usar ao executar o Firefox. Por simplesmente existir mais de um perfil, quando o Firefox for executado ele chamará o gerenciador de perfil para que seja escolhido qual acionar, sem a necessidade da flag "-ProfileManager". Mas ainda há a possibilidade de invocar o perfil, automaticamente:
firefox-2 -P v2
invoca o Firefox 2 usando o perfil "v2", criado exclusivamente para essa versão. E
firefox -P v3
invoca o Firefox 3 usando o perfil "v3", criado exclusivamente para essa versão.
Enquanto os meus addons preferidos não forem reprogramados e atualizados para serem compatíveis com a versão 3 do Firefox, esse é o workaround que utilizarei para continuar a navegar.
Rogerio Acquadro trabalha com software livre há 12 anos e é consultor da (PC)² Consultoria (http://www.pc2consultoria.com)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários