De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Miguel Galves e Odracir Antunes Junior
Data de Publicação: 07 de fevereiro de 2008
Boa parte das aplicações desenvolvidas últimamente são aplicações WEB, e portanto também é fundamental poder fazer testes através do browser, como se fosse um usuário comum operando o sistema. Obviamente isto não exime o desenvolvedor de implementar os testes unitários. Os testes através da camada web devem ser um complemento aos testes mais básicos.
O Selenium é uma ferramenta de para testes de aplicações WEB, distribuída sob a Apache License, Version 2.0 . Temos os seguintes modos de uso do Selenium.
Os testes são efetuados diretamente através do browser. As páginas de teste devem estar hospedadas no mesmo servidor que o programa/site a ser testado. Esta restrição/característica é função da segurança relativa à mesma origem requerida pelo javascript.
Vantagens:
Suporte para todos os browsers
Desvantagens:
Os testes são efetuados através de um plugin instalado no FireFox. Este plugin é um ambiente integrado de desenvolvimento. Permite gravar a navegação do usuário, e depois repeti-la à titulo de teste. Também permite exportar os testes gravados em outros formatos. (Maiores explicações adiante )
Vantagens:
Desvantagens:
Os testes são efetuados através de um programa, que comanda o browser através de um proxy. Este programa pode ser escrito em Java, C#, Perl, PHP, Python e Ruby.
Vantagens:
Desvantagens:
Depois de que automatizamos uma parte dos testes, aquilo que antes levava 4 dias passou a ser feito em apenas 20 minutos! Uma cobertura mais abrangente e confiável! A tranquilidade e a segurança que temos depois que os testes passam após um refactoring , ou mesmo antes de uma entrega do sistema para o cliente, é algo que não tem preço!
Odracir Antunes Júnior é Analista de Sistemas com mais de 20 anos de experiência de desenvolvimento de sistemas em C, C++ e Java. Miguel Galves é Engenheiro de Computação e Mestre em Ciência de Computação pela Unicamp, e editor do blog Log4dev. O texto completo da dica pode ser visto em http://log4dev.com/2008/01/24/testando-aplicacoes-web-com-selenium/
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários