De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

O que é Hibernate

Colaboração: Rodrigo Rosa Fragoso

Data de Publicação: 03 de Janeiro de 2008

Persistencia de dados é a palavra chave !!!

É uma ferramenta de mapeamento objeto/relacional para Java. Transforma os dados da estrutura lógica de um banco de dados em objetos definidos pelo desenvolvedor. Usando o Hibernate, não há a necessídade de escrever muito do código de acesso a banco de dados e de SQL, pois ele utiliza a sua própria HQL (Hibernate Query Language), acelerando a velocidade do seu desenvolvimento de uma forma fantástica. Vale lembrar que, apesar do fato do hibernate utilizar uma linguagem própria para realizar a persistencia dos dados, podemos mudar a qualquer momento o SGDB utilizado.

Como nem tudo são flores, ele não é uma boa pratica para aplicações que fazem uso extensivo de stored procedures, triggers ou que implementam a maior parte da lógica da aplicação no banco de dados, contando com um modelo de objetos simples - não vai se beneficiar com o uso do Hibernate.

Ao contrário, é mais indicado para sistemas que contam com um modelo MVC (prática comum no desenvolvimento de aplicações Java, onde se particiona a aplicação em tres partes, View - Control e Model, ou seja uma camada de interface, uma camada de controle e uma camada de negócio), onde a maior parte da lógica de negócios fica na própria aplicação Java, dependendo pouco de funções específicas do banco de dados.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo Rosa Fragoso