De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

I3GEO disponível no Portal do Software Público

Colaboração: Frederico Palma

Data de Publicação: 12 de Setembro de 2007

O Ministério do Meio Ambiente lançou na quarta-feira passada, dia 05/09, como um software público a ferramenta I3GEO-Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento. A solução foi desenvolvida pelo Ministério no intuito de integrar dados geográficos da área ambiental, como parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente-SINIMA.

O aplicativo adota os padrões de interoperabilidade do governo federal, E-PING, possibilita o acesso e análise de dados geográficos, incorpora funcionalidades que facilitam o acesso remoto de dados, permitindo o estabelecimento de redes corporativas. Desenvolvido com base em ferramentas livres já existentes, como o Mapserver, o aplicativo pode ser usado a partir de qualquer navegador e foi disponibilizado com a licença pública geral-GPL.

A Comunidade do Portal do Software Público já pode aderir de imediato à solução clicando no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ver-comunidade?community_id=1444332

A solução se encontra em operação no Ministério do Meio Ambiente e conta com diversos usuários e parceiros, dentre eles o Grupo de Segurança Institucional do Planalto, os Ministérios da Educação e da Saúde e órgãos dos estados da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Amazônia.

Já disponível como software livre em junho de 2006, o I3GEO foi lançado como software público durante a reunião do Comitê Técnico para Implantação do Software Livre. A solução já pode ser acessada, dentro das características do software público, por qualquer órgão do setor público e demais setores da sociedade.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Frederico Palma