De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Jean Rodrigo Ferri
Data de Publicação: 17 de Agosto de 2007
Sabe, aquela série de TV[1] que começou a ser transmitida no início dos anos 70 pela BBC? Eu ainda não era nascido naquela época e creio que a maior parte das pessoas que irão ler este artigo também não, mas eu assisti Monty Python nas décadas de 80, 90 e até hoje eu me divirto muito com os filmes e episódios antigos, que inspiraram muitas coisas que conhecemos no mundo da computação, como por exemplo o termo Spam[2].
Porém eu não vou falar aqui exatamente sobre Monty Python. Se você deseja relembrar ou conhecê-los procure no YouTube[3] ou no Google Video[4], existem muitos episódios lá. Vou deixar algumas dicas sobre a linguagem de programação Python que também teve seu nome inspirado no seriado britânico.
Python é uma linguagem de programação incrível. O Holandês Guido van Rossum criou a linguagem em 1991, que nasceu livre na mesma época em que a Web e o kernel do Linux estavam nascendo. Hoje, e já há um bom tempo, você encontra Python instalado por padrão em qualquer distribuição GNU/Linux e pode instalá-lo em várias outras plataformas como Windows, Mac OS X, BSDs, etc.
Com Python você pode criar sistemas para desktop, construir sites simples ou mesmo portais com sistemas de gerenciamento de conteúdo poderosos, programar celulares, desenvolver jogos, scripts, contruir aplicações que rodam através da Web. Mas o interessante da linguagem Python é sua simplicidade, qualquer pessoa pode aprender a programar[5] com ela e ainda ter disponível recursos muito avançados e bibliotecas poderosas.
Alguns exemplos de uso do Python são o site YouTube, o Google, o Yahoo e a distribuição Ubuntu GNU/Linux. Um portal importante para nós brasileiros, e que foi desenvolvido em Python/Plone, é o portal do nosso país (www.brasil.gov.br).
E por falar em Brasil, temos aqui uma comunidade bastante ativa em torno da linguagem Python, somando-se os usuários cadastrados na lista de discussões python-brasil[6] e demais listas correlatas em português são mais de 3.000 pessoas envolvidas, trocando conhecimento através da Internet.
A Comunidade Python Brasileira promove anualmente a PyConBrasil, uma conferência nacional que neste ano ocorrerá em Joinville (SC), na SOCIESC, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2007. As inscrições[7] jã estão abertas e você poderá assistir a mais de 50 palestras técnicas[8], nacionais e internacionais, sobre as mais diversas tecnologias Python e participar de vários treinamentos que ocorrerão durante o evento.
Como o espírito da Comunidade Python é compartilhamento de conhecimento, você pode assistir aos vídeos das palestras[9] ocorridas em edições anteriores da PyConBrasil e obter os arquivos das apresentações[10]. Existe ainda muita documentação em português no Wiki da Comunidade[11], onde você também pode contribuir.
Para concluir, no dia 22 de junho deste ano foi fundada a Associação Python Brasil[12] com o objetivo de promover no Brasil o uso da linguagem Python e tecnologias derivadas, e amparar as necessidades da Comunidade Python Brasileira.
A propósito, meu episódio favorito é o combate contra o cavaleiro negro[13]! ;-)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários