De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: ThigU
Data de Publicação: 05 de Agosto de 2007
//Fonte: http://localdomain.wordpress.com/2007/08/03/brasil-pode-votar-pelo-ooxml//
A ISO (International Organization for Standarization) há um tempo atrás havia adotado o padrão ODF (Open Document Format) como padrão de documentos de escritório. Pois então, a Microsoft, não sendo boba e percebendo o mercado que estava em perigo, logo iniciou a criação do padrão OOXML (Office Open XML), supostamente aberto. Desenvolvedores que analisaram ambos os formatos afirmam que o OOXML é extremamente complexo e incompleto, pois ele não especifica a implementação de diversas funções, que é claro, ficarão a cargo apenas da suíte de escritório da Microsoft implementar. Ou seja, apesar do padrão aberto, um documento criado em OOXML em uma aplicação necessariamente não será aberto em outra aplicação com suporte ao formato. Vamos a um exemplo prático, vejam a função do código OOXML abaixo.
lineWrapLikeWord6 - Emulate Word 6.0 Line Wrapping for East Asian Text
Agora, como posso emular esse comportamento do Word 6.0? A especificação do OOXML não diz. Ou seja, é um padrão cheio de buracos! Outros buracos podem ser vistos aqui.
E o que isso tudo haver, já que a OSI já adotou o ODF como padrão? Bem, a Microsoft realizou um pedido para que incluísse o seu formato também como padrão de documentos, permitindo que ela force seu padrão em governos e empresas.
Porém, para que o padrão seja aceito, é necessário que as instituições de padronização de diversos países façam seus votos. No Brasil somos representados pela ABNT. Sendo assim, há alguns meses tem ocorrido diversas reuniões de empresas com o propósito de discutir o melhor padrão, e que qual deles será levado para votação na ISO. Para participar, basta que alguém, representando uma empresa, seja ela pública ou particular, compareça pelo menos 30% das reuniões, sendo que existem apenas mais duas reuniões, uma dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro, e outra dia 23 de agosto, provavelmente em Brasília.
No entanto, segundo boatos, a Microsoft tem financiado a ída as reuniões de diversas empresas filiadas, de maneira que hoje o OOXML possui, de acordo com recentes sondagens, dois terços dos votos. Isso faria que o Brasil, assim como outros países (EUA, Portugal, Dinamarca), vote a favor do OOXML na ISO.
O que podemos fazer? Até o dia 7 de agosto é possível se inscrever para participar das reuniões, basta realizar os seguintes passos:
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários