De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Frederico Palma
Data de Publicação: 02 de Junho de 2007
Criada na PUC-Rio, Lua representa o Brasil entre as 12 linguagens selecionadas para evento que ocorre a cada 15 anos
A linguagem brasileira Lua, criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, participará da terceira edição da conferência History of Programming Languages Conference (HOPL), no dia 9 de junho, em São Diego, na Califórnia.
O evento, que ocorre a cada 15 anos, seleciona apenas algumas linguagens de programação, consideradas relevantes para a ciência da computação. Este ano, 12 linguagens foram selecionadas para participar do HOPL.
Criada em 1993, a Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida em um país fora do Primeiro Mundo .
Totalmente desenvolvida no Brasil, 90% dos usuários da Lua estão no exterior. Com código aberto, a linguagem está entre as 25 mais populares da internet, de acordo com o índice Tiobe.
Utilizada por grandes companhias, como a Microsoft, Intel, Philips, Disney e NASA, a Lua também é popular no universo dos games, e está presente no The Sims e World of Warcraft (Wow), entre outros.
No Brasil, a linguagem ainda está em fase de popularização. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) adotou a Lua para suporte aos estudos de Modelagem Ambiental.
Os professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, junto ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Luiz Henrique de Figueiredo, são os responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem.
Lua é uma linguagem de programação poderosa e leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Lua é software livre de código aberto.
History of Programming Languages Conferece (HOPL-III) San Diego, California, June 9-10, 2007
Colaboração: André Noel
Jornada Linux de Maringá[1] é um evento idealizado pelo Grupo PET Informática da Universidade Estadual de Maringá. A idéia surgiu tendo em vista o grande crescimento que o sistema operacional Linux está tendo nos últimos tempos e levando em consideração a proposta de migração das máquinas do departamento para o Linux.
Este ano estará acontecendo a 3ª edição entre os dias 13 a 16 de junho e contará com a presença do Julio Cezar Neves, que ministrará um mini-curso e uma palestra.
Confira a programação[2] e os mini-cursos[3].
As inscrições[4] para o evento estão R$10,00 para acadêmicos da UEM e R$15,00 para os demais.
[1] http://www.din.uem.br/jolim/ [2] http://www.din.uem.br/jolim/programacao.php [3] http://www.din.uem.br/jolim/minicursos.php [4] http://www.din.uem.br/jolim/inscricao.php
Fonte: [http://andrenoel.com.br/index.php/2007/05/29/iii-jornada-de-linux-de-maringa-jolim/]
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários