De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Clonando sistemas com o OCS open-source clone system - clonezilla

Colaboração: Sérgio Luiz Araújo Silva

Data de Publicação: 13 de Maio de 2007

A ferramenta "Open-source Clone System" ou clonezilla para os intimos traz uma série de melhorias frente outras ferramentas que usamos no dia-a-dia. Creio que a mais significativa é o fato de clonar apenas os blocos usados. Clonei 3 sistemas windows+kurumin+ubuntu em menos de 15 minutos.

Obtenha a imagem do cd em: http://gparted.sourceforge.net/livecd.php Cuidado, há uma imagem somente do gparted e uma contendo o gparted e o open-source clone system, no caso esta:

http://gparted.free.fr/GParted-Clonezilla/gparted-clonezilla-1.8.iso

O tamanho é de 125 MB Grave no cd e configure a Bios para dar boot pelo CD

Instale na máquina que vai guardar as imagens o "ssh" e o "sshfs" (o ideal é que esta máquina tenha IP fixo para facilitar o envio de imagens e a clonagem propriamente dita)

No caso do Debian ou Ubuntu faça como root:

  apt-get install ssh sshfs

Crie na máquina SERVIDOR-DE-IMAGENS a pasta "images"

  mkdir -p /root/images/

Configure calma e perfeitamente o computador que será clonado, em seguida dê um boot com o cd do "OCS"

  • escolha a opção "clonezilla live"
  • escolha o idioma inglês já que só há duas opções Inglês e Chinês
  • escolha o teclado ABNT2

Ao final do boot ele mostra um texto com explicações, dicas de como montar um servidor sshfs, smb etc. Pressione Enter

  sudo su -   "para se tornar root"
  sshfs root@IP-SERVIDOR-DE-IMAGENS:/root/images/ /home/partimag/

coloque a senha do servidor...

  ocs-sr -x    "inicia o programa de clonagem"

Dica: Deixe as opções DEFAULT como estão. Se tiver partições ntfs desfragmente antes para evitar erros e agilizar o processo. No caso de ntfs o sistema tem que estar dando boot sem erros

Após algumas perguntas o processo é iniciado, ao final aparece um menu com números. no caso da clonagem eu necessitei restaurar o grub que no meu caso estava em /dev/hda6/boot/grub/menu.lst

Para um sistema recem clonado (ainda não reiniciado) escolha a opção 2 no último menu (aquele que permite o reinício do sistema) a opção 2 dá acesso à linha de comando.

Considerando que meu grub original estava em "/dev/hda6" fiz

2 acesso á linha de comando
mount /dev/hda6 /media montando o local do meu grub
chroot /media mudando a raiz
grub-install hd0 reinstalando o grub em hda1
exit saindo do chroot
shutdown -r 0 reiniciando meu sistema clonado

Para os hackers de plantão eu pediria um manual de como clonar com este sistema em multicast. Há um relato no site: http://clonezilla.sourceforge.net/ de uma clonagem de 40 computadores em 10 minutos


Frameworks para Desenvolvimento em PHP.

Os frameworks facilitam o desenvolvimento de software, permitindo que os programadores se ocupem mais com os requerimentos do software do que com os detalhes tediosos, de baixo nível do sistema. Com o uso de frameworks, os programadores voltam a ter o controle de seu tempo e de seus códigos-fonte, as tarefas repetitivas são minimizadas, os projetos são concluídos em menos tempo, os padrões são seguidos, e a programação volta a ser uma arte.

Frameworks para desenvolvimento em PHP mostra aos leitores diversos frameworks de desenvolvimento que agilizam o processo de criação e manutenção de aplicativos web. Cada framework é apresentado na prática por meio do desenvolvimento de um aplicativo, de modo que o leitor pode ver sua serventia em um caso real. Neste livro, são apresentados os frameworks mais utilizados: CakePHP, Symfony, Zend Framework, CodeIgniter e Prado.

O livro pode ser adquirido no site da editora: http://www.novateceditora.com.br/livros/frameworks/

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Sérgio Luiz Araújo Silva