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Dicas sobre Procedimentos Básicos em Redes

Colaboração: Renato Rudnicki

Data de Publicação: 20 de Novembro de 2006

Muitas vezes ao trocarmos de empresa, pegamos redes onde não há nenhuma documentação a respeito, e as vezes, nem mesmo há uma equipe real para se dedicar a administração da rede e usuários. Quando já temos alguma experiência no assunto, até que não é um problema tão grave. Abaixo, descrevo alguns procedimentos básicos, que considero importantes para serem avaliados ao entrar em uma nova empresa, como responsável pela rede.

Procedimentos Básicos em Redes

  1. O que ja está instalado, está funcionando perfeitamente? Muitas vezes, há No-Breakers instalados, mas quando ocorre uma queda de energia eles não "seguram" como deveriam. Outro exemplo, é ter um antivírus instalado no computador, mas ele não estar atualizado.

  2. Redução de Custos Há algum procedimento que está gerando muitos gastos (backup, troca de peças)? Tem alguma maneira de reduzir esses custos, ou melhor ainda, melhorar a produtividade, reduzindo o custo ?

  3. Padronização e Parcerias Os softwares instalados seguem um padrão (ex: 3 tipos de antivírus diferentes). Caso aconteça de comprar um hardware, tem alguma empresa que tem parceria ou até mesmo exclusividade, ou que já se sabe onde comprar ? Isto pode ajudar na redução de custos, e melhor confiabilidade no equipamento e no suporte.

  4. Melhorar atendimento a usuários Quanto tempo esta se está levando para para atender chamadas de usuários. Está se conseguindo resolver os problemas ? São anotadas dúvidas, erros, sugestões e chamadas ? Você se imaginando como usuário, se considera satisfeito com o suporte que receberia de sua equipe ?

  5. Documentação Há documentação descrevendo que softwares devem ser instalados em rede, erros documentados, quais os padrões e configurações de softwares, computadores, Patch Panel, configurações de roteadores e servidores?

  6. Softwares Há softwares piratas na empresa ? há possibilidade de homologar. Existem softwares livres compatíveis ?

  7. Backups São feitos backups ? De quanto em quanto tempo ? Os backups são eficientes e armazenados ? O local onde são armazenados os backups são confiáveis ?

  8. Hardware Existe hardware de backup ? O que fazer se algum computador ou switch pifar ? È preciso fazer um upgrade no hardware da empresa ?

  9. Repositórios Existe um repositório de dados e softwares ? Quando se precisa instalar algum software, sabe-se onde buscá-lo, ou tem procurar em CD's e pela rede ? Se um computador pifar, os usuários tem seus dados gravados na rede ? O espaço em rede é suficiente ?

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