De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Problemas com acentos e outros caracteres em partições vfat

Colaboração: Rafael dos Santos Cubas

Data de Publicação: 12 de Novembro de 2006

O meu computador, é um sistema dual boot WindowsXP e Linux, no meu caso Fedora Core 4. Para facilitar a minha vida coloquei as minhas mp3s em uma partição a parte para eu poder ouvi-las em qualquer dos dois sistemas. Os caracteres gráficos (vou chamar assim o conjunto de caracteres inativos da língua inglesa, como por exemplo a cedilha e os acentos) nunca apareceram corretamente. Isso nunca me incomodou até o dia que em que perdi um download de 60MB, por causa de problemas na descompactação devido aos nomes dos arquivos.

Para resolver esse problema tentei ajustar o arquivo /etc/sysconfig/i18n, para acertar a váriavel $LANG. Entretanto, isso não resolvia os problemas, os caracteres gráficos ainda não apareciam corretamente. Então comecei a pesquisar o comando mount em busca de uma solução. Nessa pesquisa descobri uma opção que se chama utf8, que ativa um modo de compatibilidade com o sistema de arquivos. Para automatizar o processo alterei direto no /etc/fstab, entretanto a opção também pode ser usada pela linha de comando.

fstab, antes da alteração:

  /dev/hda5  /media/swap_os  vfat
      umask=0000,codepage=850,pamconsole,exec,auto,managed 0 0

fstab, depois da alteração(com a opção utf8):

  /dev/hda5  /media/swap_os  vfat  
      umask=0000,codepage=850,pamconsole,exec,auto,utf8,managed 0 0

Repare que a opção codepage, recebe o valor 850, que é a página padrão de conversão de caracteres dos sistemas windows. Segundo o man do mount, o valor padrão usado pelo comando é 437.

Por via das dúvidas vou listar também o conteúdo do meu arquivo i18n, para no caso de problemas na execução da dica. Em algumas distribuições esse ajuste pode ser feito diretamente dentro do arquivo /etc/bashrc.

i18n:

  LANG="pt_BR.UTF-8"
  SYSFONT="latarcyrheb-sun16"
  SUPPORTED="pt_BR.UTF-8:pt_BR:pt"

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rafael dos Santos Cubas