De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Data de Publicação: 02 de Setembro de 2006
Sugiro que antes de tentar fazer qualquer tipo de particionamento importante, você leia algum documento que fale sobre discos e partições, sugiro o Guia FOCA Capítulo 5.
Mas se você se sente à vontade com partições ou mesmo é uma pessoa destemida e não tem muito a perder, vá em frente!
O exposto acima é apenas para gerar aquele medo básico que todo mundo deve ter ao particionar, por exemplo, um HD NTFS com Windows XP. Mas utilizando o GParted as coisas ficam muito mais tranqüilas e simples.
O GParted possui um LiveCD, isto é, um CD inicializável com uma interface bem agradável e fácil de usar. Ou pode-se usar o LiveUSB, que é a mesma coisa que o LiveCD, mas coloca-se em um disco USB ou Pen Drive.
http://gparted.sourceforge.net/livecd.php
Para gravar a imagem .iso no CD, sugiro que leia a dica Willian Itiho Amano Gravação de CDs em sistemas GNU-Linux , o tópico Gravando dados.
http://gparted.sourceforge.net/liveusb.php
Na página acima já tem os passos para gravar as informações no seu disco USB, mas caso tenha alguma dúvida, fiz um post no meu blog só sobre o GParted Live USB.
Em ambos os casos os arquivos ocupam menos que 30MB, que cabem certinho na minha Pen Drivezinha de 32MB, hehehe. Mas no CD o funcionamento é bem mais rápido, então sugiro, usar um daqueles CD-Rs pequeninos, só para ficar mais charmoso.
Antes do particionamento é necessário desfragmentar o disco rígido, para garantir que os arquivos fiquem agrupados e liberar espaço no fim do disco, é esse espaço que utilizaremos para as novas partições. Para garantir uma boa desfragmentação, realize o processo umas 3 vezes, mesmo assim, você notará que alguns arquivo ficarão do meio para o fim do disco, impossibilitando dividir o HD pela metade. Com discos novos isso não acontece, com discos novos é possível particionar sem mesmo desfragmentar.
Observar onde estão os últimos arquivos no disco e tentar estimar o tamanho do disco até esse ponto, supondo um disco de 40GB com arquivos no meio do disco, estima-se então uma ocupação de 60%, sobrando para a nova partição de apenas 40% do disco, ou seja, 16GB é o tamanho de segurança da nova partição.
Colocar o CD ou o disco USB e reinicializar o PC.
Após o processo de inicialização, aparecerá para selecionar o idioma e depois o teclado que é qwerty/br-abnt2.map para o teclado brasileiro. Na versão mais nova pode pedir para selecionar o servidor X, entre o Xorg ou um Vesa simples, para simplificar, Mini Servidor VESA, resolução da tela e profundidade deixe padrões, o objetivo não é ter o gráfico perfeito mas apenas funcional.
Ao abrir o GParted, que é o aplicativo particionador, clicar em Redimensionar/Mover, com o mouse, clique e arraste até sobrar à direita 16GB de disco, Free Space Following, isso para o disco do meu exemplo. Estamos liberando espaço para as novas partições, mas ainda não particionamos. A partição do Windows fica com os 24GB restantes New size.
Feito isso, clique em Redimensionar, logo em seguida em Aplicar, fecha o GParted e com o botão direito clica em qualquer lugar da tela e depois reboot.
Reinicialize o PC normalmente no Windows e agora é que dá o friozinho na barriga, se reinicializar ou mesmo pedir para passar o ScanDisk está tudo certo, senão inicializar o Windows, basta repetir o processo de redimensionamento de partição e aumentar mais a partição do Windows até ele inicializar normalmente.
Executar o ScanDisk completo no disco do Windows, precisa reinicializar a máquina, depois desfragmentar novamente, feito isso só para garantir o perfeito funcionamento do Windows.
Esse processo pode ser feito na instalação da sua distro preferida ou se preferir com o GParted mesmo. Boot pelo CD ou USB drive e criar as novas partições com a certeza de que o Windows está são e salvo em sua partição NTFS nova.
Sugiro ter no mínimo 4 partições, sendo:
: hda1 NTFS : hda2 SWAP 256MB no máximo : hda3 /home ext3 4GB : hda4 / reiserfs 11,7GB
Fonte: Notícias Linux
Dia 25 de agosto o Linux completou 15 anos. Parabéns ao Linux e a toda comunidade.
O primeiro post de Linus sobre o Linux: http://groups.google.com/group/comp.os.minix/browse_thread/thread/76536d1fb451ac60/b813d52cbc5a044b?lnk=gst&q=&rnum=32#b813d52cbc5a044b
Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1156734308.html#comentarios
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários