De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: André Jaccon
Data de Publicação: 22 de Agosto de 2006
FreeNAS é uma solução livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada em FreeBSD, que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autênticação local de usuários, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gerênciamento via web. O sistema inteiro ocupa 32 MB e pode ser instalado em um PenDrive USB, Compact Flash ou ainda em um disco rigído comum.
O instalador pode ser baixado pelo site do projeto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare .
Neste artigo iremos dar um exemplo de configuração do FreeNAS usando dois discos de 250 GB SATA com instalação do sistema em um pendrive de 512 MB.
Primeiramente é necessário baixar a imagem ISO do FreeNAS no site do projeto. A versão que utilizamos para nossos testes é a 0.671, tendo baixado e gravado a ISO em um CD-R de boot pelo CDROM para iniciar a instalação. Caso queira instalar o FreeNAS em um pendrive tenha certeza de ter conectado no computador antes de inicar a instalação.
Após iniciar o instalador, você irá se deparar com um menu com 9 opções. Iremos
direto a opção Install on HD/CF/USB Key
. Para isso tecle 7, na sequência
tecle 2 para selecionar a opção 2, Install on HD: Create 2 UFS partitions
(FreeNAS and DATA). Em seguida é solicitado o dispositivo de cd. Em nosso caso
está localizado como acd0
. Digite acd0
e tecle Enter. Depois
especifique o dispositivo no qual será instalado o FreeNAS. Como estamos
usando um pendrive Kingston DataTraveler o dispositivo é reconhecido por da0
para isso digite da0
e tecle Enter
. Com isso o FreeNAS já estará
instalado em seu pendrive. Para finalizar a instalação tecle 5 para reiniciar
o sistema.
O FreeNAS já v6em pré-configurado para o endereço de IP 192.168.1.250/24.
Para iniciar o gerênciamento pela interface web digite em seu browser
http://192.168.1.250, e entre com o usuário admin
e senha freenas
.
Após logar no sistema altere as configuração de IP de acordo com sua necessidade no menu LAN.
O próximo passo para configuração do NAS é adicionar os discos no
gerênciador de volumes. Entre no menu Disks/Management
e selecione
sequêncialmente o volume e o tipo de sistema de arquivos desejado. Em nosso
caso como iremos criar um volume Raid 0 (stripping) devemos selecionar
a opção Software:RAID:gvinum
, Clique Save
e depois Apply Changes
,
execute o processo para adicionar os dois discos da mesma forma.
O próximo passo é formatar os dois discos como Raid FS na aba Format, para isso selecione independentemente o disco e em File Systems selecione Software Raid: Vinum, para concluir clique no botão Format Disk.
Depois de ter adicionado os dois discos no painel de volumes, clique na opção Software RAID no qual você terá opção de criar Raid 0,1 e 5. Para seguir nosso exemplo de Raid 0 clique no botão Geom Vinum(unstable) em sequida no botão (+) para adicionar os discos que irão fazer parte do Raid.
Primeiramente insira o Raid name, no campo Type selecione RAID 0 como tipo de Raid depois clique em Save / Apply Changes.
Depois de ter adicionado o volume Raid é necessário adicionar os pontos de montagem dos volumes, siga o exemplo abaixo para executar está tarefa:
http://www.bluesystems.com.br/imagens/mount-point.png Disk: Selecione o nome do volume Raid adicionado, em nosso caso o v01 Partition: Software Raid: gvinum File System: UFS Share Name: Volume01 Description: Comentários sobre o volume
depois clique no botão Save/Apply Changes.
Após ter adicionado os discos, volumes, configurado Raid e setado os pontos
de montagem basta compartilhar no Menu Services,
para qual o tipo de protocolo
de compartilhamento desejar usar.
Você pode usar Cifs (SMB) , Rsync protocol, AFP (Apple File Protocol), FTP, NFS (network file system) e ainda SSH através do comando Security Copy (scp).
O FreeNAS é um servidor NAS poderoso podendo ser implantado em diversas situações de storage, como backup, espelhamento, compartilhamento entre outras tarefas.
Colaboração: Arnaldo Candido Junior
No site http://www.dominiopublico.gov.br é possível encontrar textos sobre diversos assuntos como econômia, direito e artes. Na parte de informática, destaco a tradução do livro de Eric Raymond "A catedral e o bazar".
Também é possível encontrar materias multimidias como música clássica e vídeos sobre ensino. Todo o conteúdo está disponibilizado em Creative Coomons e outras licenças livres.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários