De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Steganografia - Veja além do que os olhos permitem

Colaboração: Renato Rudnicki

Data de Publicação: 24 de Junho de 2006

Esta dica tem objetivo acadêmico. Não me responsábilizo pelo seu uso de maneira incorreta. Steganografia é uma tecnica de criptografia que permite "esconder" informações em um arquivo gráfico ou de audio. Hoje em dia, há cerca de 3% de imagens na internet que contém algo oculto em sua imagem. Há vários programas que utilizam esta tecnica. Aqui irei falar do JPHide e o JPSeek.

jphide e jpseek são os programas que permitem que você esconda um arquivo em uma imagem do visual do JPEG. Há uns lotes das versões dos programas similares disponíveis na Internet, mas jphide e jpseek são especiais. O objetivo de projeto não era simplesmente esconder um arquivo mas fazer isto de tal maneira que é impossível provar que arquivo contém alguma mensagem escondida.

Dado uma imagem visual típica, uma taxa baixa da inserção (sob 5%) e a ausência de um arquivo original, não é possível concluir com nenhuma certeza de valor que a imagem contém dados introduzidos. Enquanto a porcentagem da inserção aumenta a natureza estatística dos coeficientes do JPEG difere do "normal" até ao ponto em que levanta a suspeita. Acima de 15% os efeitos começam a tornar-se visíveis ao olho nú. Naturalmente algumas imagens são muito melhores do que outras quando usando com uma informação escondida.

Isto está disponível como uma versão de Linux e windows para interessados testarem essa técnica. Porém a maior parte dos arquivos está em extensão tgz (pacotes slackware) que podem ser encontrados neste link.

Arquivos de computadores (em imagens neste caso) contêm áreas não utilizadas ou com poucos dados. A Steganografia faz exame da vantagem destas áreas, substituindo-as com dados escondidos. Steganografia pode também ser usada para criar marcas d'agua digitais como marcas registradas encaixadas.

Para esconder uma informação em um arquivo jpg, usa-se a seguinte sintaxe:

$ jphide /local_da_imagem/imagem.jpg 
         /local_da_imagem/imagem_renomeada.jpg  
	 /local/arquivo_com_mensagem_a_"esconder"

Nesta parte, ele pedirá que você insira uma senha na nova imagem. É obrigatório a digitação de uma senha.

Para "visualisar" informações contidas no arquivo anterior, usa-se o seguinte comando:

$ jpseek /local_onde_esta_o_arquivo/arquivo.jpg  
         /local_onde_desimcriptara_o_arquivo/arquivo.jpg

Ao digitar este comando, ele pedirá uma senha, que deve ser a senha que foi inserida pelo jphide.

Essa tecnica ainda é um assunto relativamente novo e pouco conhecido, não havendo ainda muito material disponível na internet.

Qualquer dúvida estou a disposição pelo email: <renato people (a) gmail com>

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Renato Rudnicki