De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Everson de Oliveira
Data de Publicação: 10 de Abril de 2006
É comum você migrar um Servidor Samba de uma versão 2.2.x para uma versão 3.x e ter seu acesso aos arquivos com nomes acentuados negado. Isto é devido à forma como os arquivos foram gravados no disco.
Muitos sistemas Linux trabalham com formato UTF-8, caso do Fedora, para codificação de caracteres gravados em hd, outros trabalham com formato iso8859, caso do Conectiva.
Uma migração de samba de um RH9 para um Fedora pode fazer com que arquivos com caracteres acentuados no nome fiquem inacessíveis. O processo de correção deste problema é relativamente simples. Devemos fazer uma conversão do formato antigo iso8859 para o novo utf-8, utilizando o aplicativo convmv que pode ser baixado de http://j3e.de/linux/convmv.
A conversão dos nomes de arquivo pode ser feita assim:
convmv -f cp850 -t utf8 -r --notest
Entendendo o comando acima:
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários