De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Conversão de formatos com OpenOffice

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Abril de 2006

O programa OpenOffice possui facilidades de conversão de arquivos de diversos formatos. A integração com os aplicativos da suite de escritórios da Microsoft é muito boa e o OpenOffice consegue ler e gravar arquivos nos formatos PowerPoint, Excel, Word.

O OpenOffice oferece também um recurso para a conversão em lote de grande quantidade de arquivos.

Passaremos a explicar o processo, bastante simples, nos próximos parágrafos. Para uma melhor leitura do documento, as imagens originais foram reduzidas. Para visualizar a imagem no tamanho original basta clicar sobre qualquer das imagens abaixo.

(esta mensagem, por conter imagens, poderá ser melhor visualizada em seu original em html).

Para usar esta facilidade, acesse o menu Arquivo e em seguida Assistentes, conforme ilustrado na figura a seguir.

A conversão é feita para o formato da versão 2.0 do OpenOffice, que utiliza o padrão OpenDocument. Na tela de conversão temos a opção de converter os arquivos de versões anteriores do OpenOffice e arquivos da suíte de escritórios Office, da Microsoft. Para nosso exemplo utilizaremos a conversão a partir de documentos Microsoft Office, mais especificamente arquivos de apresentação PowerPoint.

A próxima tela nos pede para identificar que tipo de conversão desejamos fazer, se modelos ou documentos do PowerPoint, diretório de origem e destino dos arquivos gerados.

Em seguida temos um resumo das ações solicitadas. Para prosseguir com o processo de conversão basta clicar em Converter.

Podemos acompanhar todo o processo de conversão. Ocasionalmente, o programa poderá nos solicitar intervenções em caso de erros.

A suíte de escritórios OpenOffice é livre e gratuita e pode ser baixada de diversos endereços na Internet. O site do projeto oferece links para download e diversos outros recursos, como tutoriais e tira-dúvidas.

A Unicamp oferece também, em parceria com a equipe brasileira do projeto brOffice, um sistema online de perguntas e respostas, de livre uso e consulta.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida