De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

php4 e php5 num mesmo apache

Colaboração: Nasair Júnior da Silva

Data de Publicação: 23 de Fevereiro de 2006

A idéia é mais ou menos a seguinte: em uma mesma instalação do apache, rodar o php4 na porta 80 (que é o normal) e o php5 na porta 88 (ou outra porta de sua preferência).

Como o procedimento de instalação já foi realizado por você, vamos diretamente à configuração do apache: você precisa dois arquivos de configuração - pode manter o httpd.conf para o php4 (porta 80) e criar um httpd5.conf para o php5. No httpd.conf, certifique-se que não é carregado o php5, apenas o php4 (verifique os LoadModule para carregar apenas o módulo do php4).

No http5.conf, é o contrário: certifique-se que é carregado apenas o php5, e não o php4. No httpd5.conf, troque o Listen 80 por Listen 88 (a nova porta).

Verifique se há alguma outra configuração no httpd5.conf referenciando a porta 80, e troque pela 88. Depois disso, é só configurar os VirtualHosts normalmente.

Para carregar o apache, você deve utilizar dois comandos: o apachectl start para inicar o php4 (httpd.conf) e o comando

  httpd -f httpd5.conf

Para "matar" apenas os processos do php5, você pode utilizar os seguintes comandos:

  kill STOP `fuser -n tcp 88 | grep tcp |cut -d ":" -f 2`

que é uma combinação do fuser (que verifica os processos "rodando" na porta 88) com o kill

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Nasair Júnior da Silva