De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Hallison Batista
Data de Publicação: 10 de Janeiro de 2006
Esta dica é direcionada para os usuários que utilizam o Debian GNU/Linux em modo texto (console) e gostariam de personaliza-lo incluíndo um logotipo no título do console de forma prática. Para isso, existe um pacote bastante leve que utiliza Arte ASCII, o LinuxLogo[1].
Após iniciar o sistema, execute, com o usuário root, o comando apt para download e instalação do pacote:
# apt-get install linuxlogo
Após instalaçao do pacote, os arquivos de configuração serão encontrados no diretório /etc.
Terminado a instalação do pacote, execute o comando:
# linux_logo
Será exibido o logo atual. Basicamente o pacote disponibiliza 4 logos que podem ser visualizados com o comando:
# linux_logo -L n
onde n é o número correspondente ao logo e varia de 1 à 4.
Para alterar o logo padrão, edite o arquivo /etc/linux_logo.conf e altere a primeira linha onde se encontra a opção -L n (onde n será sua nova opção de logo):
-L 4 # /etc/linux_logo.conf # # This conf file controls linux_logo. Place your command-line options # for linux_logo on the first line of this file. Users may use a # ~/.linux_logo file which will over-ride this file. # # The following logos are compiled in to the Debian version of linux_logo: # # Num Type Ascii Description # 1 Banner Yes The Default Banner Logos # 2 Classic Yes The Classic Logos # 3 Banner Yes Debian Banner (white) # 4 Classic Yes Debian Swirl Logos # # See the man page or the output of linux_logo --help for a complete # list a command-line options.
O Debian configura o linuxlogo para ser exibido após a inicialização do sistema. Entretanto, os outros terminais virtuais (tty2, 3 ,4, 5 e 6) são exibidos informando somente o sistema, nome da estação e o terminal.
Para fazer com que o linuxlogo seja exibido em todos os terminais é necessário a substiuição do arquivo /etc/issue. Execute os seguintes comandos:
# cd /etc/ /etc# mv issue issue.bkp /etc# mv issue.linuxlogo issue
Com isso os consoles exibirão o logo.
Para configurar os consoles em ambiente X é necessário configurar o arquivo /etc/bash.bashrc para inclusão de alguns comandos que devem ser incluídos no final do arquivo.
Para gnome-terminal utilizado pelo Gnome, inclua os comandos:
if [ -x /usr/bin/gnome-terminal ]; then /usr/bin/linux_logo fi
Para kommander utilizado pelo KDE, inclua os comandos:
if [ -x /usr/bin/kommander ]; then /usr/bin/linux_logo fi
Para xterm utilizado por qualquer window manager, inclua os comandos:
if [ -x /usr/bin/xterm ]; then /usr/bin/linux_logo fi
O resultado é agradável e bom para quem utiliza o console. Deve-se ter cuidado na inclusão das linhas de comando no arquivo /etc/bash.bashrc. Inclua somente os comandos referentes ao window manager utilizado, ou seja, se você utiliza o Gnome, inclua os comandos referentes ao gnome-terminal e não inclua os outros. Caso você utilize mais de um window manager inclua os comandos e comente os que não serão utilizados.
[1] [http://www.deater.net/weave/vmwprod/linux_logo/]
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários