De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: José Morelli Neto
Data de Publicação: 30 de Novembro de 2005
Algum tempo atrás, precisei registrar todos os comandos que fossem executados e suas respectivas saídas em um arquivo texto para efeito de documentação de um procedimento que estava sendo efetuado. Após algumas pesquisas, descobri um utilitário que acompanha o Linux: o script.
Para iniciar o processo de loging utilize o comando:
[root@localhost root]# script Script started, file is typescript [root@localhost root]#
Ao iniciá-lo, todos os comandos executados e seus resultados serão armazenados em um arquivo no diretório corrente chamado `typescript`. Para encerrar o processo de loging basta executar o comando `exit`, `logout` ou pressionar as teclas `control-d`.
É possível direcionar a saída para outro arquivo bastando apenas iniciar o comando passando como parâmetro o nome do arquivo:
[root@localhost root]# script ~/comandos.log
Algumas das opções disponíveis:
Para mais informações, consulte a manpage.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários