De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 07 de Novembro de 2005
Recentemente eu adquiri um roteador wireless da LG, pois desejava acessar a Internet com o meu notebook, a partir de qualquer parte da minha casa.
Para configurar o roteador, eu precisava de algumas informações do meu provedor de banda larga. Eu sou usuário do Speedy, da Telefonica. Nada mais natural, então, do que ligar para o atendimento ao usuário do Speedy. Liguei, e ao explicar o problema, o atendente me passou um outro número de telefone, que cuidava justamente desta questão de conexões sem fio.
A pessoa que me atendeu, entretanto, se recusou a me passar os dados que eu precisava, justificando que não atendia usuários domésticos. Usuário doméstico não tinha direito a este tipo de atendimento. Insisti dizendo que o que eu precisava era apenas o valor de três campos, que só o provedor podia fornecer. Não adiantou nada, a atendente foi irredutível.
Já que não me contaram como configurar o meu roteador wireless, eu não tive outra opção a não ser descobrir por mim mesmo como se fazia isto. A seguir passo toda a receita para quem tem roteadores marca LG, modelo LWG5410DSL, que funcionam maravilhosamente bem com meu notebook com Debian GNU/Linux instalado.
Nesta tela não precisamos fazer nada, basta clicar em NEXT.
Aqui também podemos seguir em frente. Clique em NEXT.
Aqui começou meu problema. Veja a frase These settings are available from your DSL provider. Não me contaram, mas pesquisando na internet eu descobri que o Speedy da Telefonica usa os valores 8 para o campo VPI e 35 para o campo VCI.
O Speedy utiliza PPPOE (PPP over Ethernet). O outro valor que eu precisava saber era o DSL Multiplexing Method. Como só existem dois valores possíveis, foi fácil determinar o que funcionava, LLC-BASED.
Nesta etapa voce fornece os valores para a sua conexão, tais como sua identificação junto ao provedor internet e sua senha, e os outros valores sobre a obtenção do endereço IP e DNS.
Pronto. Com todos os valores fornecidos, basta agora fazer um teste. Se tudo der certo, deverá aparecer então a mensagem da imagem abaixo.
Estes valores podem ser usados em outros tipos de dispositivo e espero que possa ajudar outras pessoas em situação semelhante à minha.
Quem precisa de ajuda para configurar dispositivos de acesso à internet banda larga, não pode deixar de consultar o site da A.B.U.S.A.R, que contém uma quantidade enorme de dicas para usuários destes serviços.
Outro endereço que me ajudou muito foi o do Guia do Hardware, mantido pelo Carlos Morimoto.
Se você tiver alguma receita sobre como configurar estes tipos de dispositivos, envie a sua colaboração para que mais pessoas possam usufruir de seus conhecimentos.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários