De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Ricardo Nunes da Silva
Data de Publicação: 28 de Setembro de 2005
$tar zxvf module-init-tools-3.2-pre9.tar.gz $cd module-init-tools-3.2 $./configure --prefix=/sbin $make $make install
$rpm -ivh modutils-2.4.27-1.src.rpm $rpmbuild -bb /usr/src/redhat/SPECS/modutils.spec $rpm -Fi /usr/src/redhat/RPMS/i386/modutils-2.4.27-1.i386.rpm
$mkdir /root/src/ && mkdir /root/src/kernelDescompacte o código fonte do kernel:
$cp linux.2.6.12.tar.bz /root/src/kernel/ $tar jxvf linux-2.6.12.tar.bz $cd linux-2.6.12Levando-se em conta que já exista uma versão mais antiga do kernel ( 2.4.20 ), e também seu source, copie o .config desta versão:
$cp /usr/src/linux-2.4/.config /root/src/kernel/linux-2.6.12/Aproveitando as configurações antigas, será escrito um novo .config para compilação do novo kernel:
$make oldconfigSerá aberto um dialogo ( está parte é a mais critica e chata), no qual será necessario responder a algumas questões em relação a opções do kernel. Fique atento a opções como de File System ( especialmente se estiver marcado como modulo ). Respondidas as questões para opções do kernel novo, seguir estes passos:
$make bzImage $make modules $make modules_install $make installFinalizados estes passos, verifique se a versão antiga do kernel ( no meu caso 2.4.20 ), está contida no arquivo de configuração do grub ou lilo ( boot loader ), pois em caso de algo dar errado ( o que não é incomum ), poderá fazer o "roll-back". Será necessário tambem a criação de um diretório para montagem do sysfs:
$mkdir /sysEm /etc/rc.sysinit, localizar a linha:
action $"Mounting proc filesystem: " mount -n -t proc /proc /proc"Na linha seguinte a esta, acrescentar:
action $"Mounting sysfs filesystem: " mount -t sysfs none /sys"Enfrentei problemas simples como por exemplo, em /etc/lilo.conf, na configuração do novo kernel, a opção "root=" ( qual dispositivo será montado como raiz ), estava setado como "root=/". Isso ocasionou uma série de erros que impossibilitou o funcional\mento do mesmo. Alterando esta opção para 'root=/dev/hda2', não foram apresentado mais problemas.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários