De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Aproveitando dados de HDs defeituosos

Colaboração: Rafael Martins

Data de Publicação: 01 de Agosto de 2005

Recentemente, tive problemas com um HD em diversos setores. Descobri o aplicativo dd_rescue, semelhante ao comando 'dd' também copia de arquivos ou dispositivos de bloco para outros. No entanto, ele é feito para ignorar os erros de leitura e continuar até o fim. Quando encontra uma parte defeituosa ele utiliza blocos de leitura menores para tentar salvar o máximo de informação, e nas partes boas blocos maiores, para aumentar a velocidade. Ele pode ser encontrado em http://www.garloff.de/kurt/linux/ddrescue/

A sintaxe é:

  dd_rescue [opções] 'arq_entrada' 'arq_saida'

Algumas opções interessantes são:

-A - Escreve blocos vazios quando há erros para manter o tamanho do arquivo igual. -r - Começa pelo fim do arquivo.

aMule

Alguns arquivos que recuperei com erros do HD defeituosos eram grandes e estavam disponíveis na rede do aMule, a rede ed2k, descobri que é possível corrigir os arquivos da seguinte forma

  1. encontrar o link ed2k do arquivo
  2. Fazer o download de alguns kbytes normalmente(o wiki do amule diz que é necessário baixar um 'chunk' inteiro ~9Mb, no meu caso não foi necessário tudo isso)
  3. Sair do amule e trocar o arquivo part correspondente(ex. 002.part) pelo arquivo corrompido
  4. 'tocar' os arquivos: touch ~/.aMule/Temp/002.part*
  5. voltar ao amule que ele descobrirá quais partes foram danificadas.

Isto funciona pois o aMule (e todos os outros da rede ed2k) dividem o arquivo em 'chunks' de ~9Mb e cada um destes pedaços tem um hash para fins de detecção de erros, quando o programa acaba de baixar um 'chunk' ele testa e se for o caso reinicia o download daquele 'chunk'.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rafael Martins