De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

QGIS - Sistema de Informação Geográfica para Desktop.

Colaboração: Tiago Eugenio de Melo

Data de Publicação: 28 de Maio de 2005

A evolução dos programas de software livre alcançou um nível competitivo com as ferramentas proprietárias. É o caso do software Quantum GIS (QGIS). Ele é um sistema de informação geográfica (SIG) para desktop e que roda nas plataformas Linux, Unix, MacOS e até em Windows. A ferramenta está na versão 0.6 e suporta dados em formatos vetoriais, raster (imagens) e realiza conexão com banco de dados. Ela foi licenciada pela GNU Public License (GPL).

A instalação do QGIS, para quem usa uma distribuição com apt-get, é realizada através do comando apt-get install qgis. Para quem usa uma distribuição com RPM, basta baixar o pacote e depois pode executar o comando

  rpm -i qgis-0.6.0-0.src.rpm

Para as demais distribuições, o usuário deverá baixar o arquivo qgis-0.6.0-0.tar.gz e executar o comando tar -xvzf qgis-0.6.0-0.tar.gz.

Em todos os casos, o usuário deverá estar logado como root para execução dos comandos. Para usuários Windows, nas versões Windows 2K e XP, existe um arquivo de instalação (qgis-06-setup.exe). Após instalado, o QGIS ocupa cerca de 13MB de espaço em disco.

O QGIS foi projetado para trabalhar com a arquitetura de plugins. Isto permite que novas funcionalidades sejam adicionadas na aplicação. Muitas das features são implementadas através dos plugins. O Plugin GPS, por exemplo, permite que o usuário importe os dados coletados num GPS e consiga plotá-lo num mapa. Existem ainda outros plugins para desenhar escalas, labels e outros símbolos. Os usuários que pretendem desenvolver plugins para aplicação, precisarão instalar o pacote qgis-dev. Ele ocupa cerca de 36MB.

A sua interface gráfica é de fácil manipulação e os seus ícones são bastante intuitivos. Mais informações podem ser obtidas através do sítio http://qgis.sourceforge.net/.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Tiago Eugenio de Melo