De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 16 de Fevereiro de 2005
Para manter um histórico maior dos comandos emitidos usando a shell Bash, edite o arquivo ~/.bashrc e inclua as seguintes linhas:
export HISTSIZE=1000 export HISTFILESIZE=1000
Desta forma armazenamos 1000 comandos no arquivo .bash_history. A variável HISTFILESIZE limita o número de linhas do arquivo .bash_history.
Para otimizar o histórico, podemos também especificar que comandos duplicados não sejam armazenados. Por exemplo, quando digitamos repetidamente ls para ver o conteúdo de um diretório, criamos várias entradas no arquivo de histórico, o que não é necessário. Isto se consegue com a especificação, também no arquivo .bashrc, da variável HISTCONTROL:
export HISTCONTROL=ignoredups
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários